Revista Java Magazine 96: JSON, Servlets e JQuery UI

Nesta edição:

  • jQuery UI na prática

    Este artigo demonstra como utilizar os componentes gráficos da biblioteca jQuery UI em uma aplicação web. No decorrer do mesmo são desenvolvidos dois exemplos: um utilizando o componente autocomplete e outro empregando o componente dialog. Deste modo conseguimos ilustrar a facilidade de uso dessa flexível tecnologia.

  • Além da IDE – Parte 4

    O artigo aborda nesta parte as ferramentas de acompanhamento de problemas (issue trackers), que permitem o gerenciamento de tarefas de uma equipe de desenvolvimento.

  • VRaptor 3 – Parte 3

    No terceiro artigo da série daremos sequência ao estudo sobre o VRaptor 3 durante o desenvolvimento de uma aplicação web. Veremos aqui como implementar o controle de acesso através do login e permissões e como melhorar a interação do usuário com o sistema, deixando-o mais dinâmico e seguro.

  • Inversão de Controle – Parte 2

    Neste artigo veremos o que é e como utilizar Inversão de Controle em um projeto de software. O conceito será abordado sem a utilização de nenhum framework para que assim, após conhecer as vantagens, o leitor tenha conhecimento para escolher a melhor ferramenta para o seu problema.

  • Dissecando a Java Collections

    Neste artigo é detalhado principalmente sobre quais estruturas de dados cada uma dessas classes foi desenvolvida. Além disso, outros detalhes de implementação (bem como conceitos de computação) vêm à tona.

  • Nem parece Web: é Vaadin!

    Neste artigo veremos o Vaadin, uma ferramenta para a construção de interfaces web elegantes e que fornece um estilo de programação diferente daquele já bastante difundido pelo JSF.

  • Acessibilidade em Java

    Neste artigo, é apresentada uma introdução à acessibilidade digital e às principais dificuldades enfrentadas por portadores de deficiência no uso de software. Em seguida, mostraremos como desenvolver aplicações desktop e web acessíveis, principalmente para deficientes visuais.

  • A importância dos Padrões de Projeto

    Este artigo apresentará os padrões de projeto, com enfoque nos benefícios que podem ser obtidos através da correta utilização dos mesmos.