Revista SQL Magazine 103

Nesta edição:

  • Trabalhando com generalização e especialização de dados

    Este artigo introduz os conceitos de Generalização e Especialização explicando de uma forma clara e objetiva a maneira de se aplicar os dois conceitos no momento da elaboração dos Modelos de Dados.

  • Melhores práticas com Transaction Log e TempDB no SQL Server 2008

    Este artigo apresenta as melhores práticas para se trabalhar com transaction log do SQL Server 2008 R2 discutindo formas de torná-lo eficiente e performático.

  • Trabalhando com JPA Collections e MySQL - Parte 2

    O mapeamento objeto relacional é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a distância que existe entre a programação orientada a objetos e a persistência dos dados em bancos de dados relacionais. Neste sentido, apresentaremos neste artigo como estender um modelo legado baseado em JPA collection.

  • Questões resolvidas do concurso da PRODAM – Ano 2010

    Este artigo apresenta a correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público da PRODAM para a carreira de Analista de TI com especialidade em administração de banco de dados.

  • Segurança em bancos de dados

    A política de segurança da informação deve estar descrita em um documento formal que oriente a organização de forma clara e resumida sobre as diretrizes a serem seguidas de acordo com os requisitos de negócio da mesma. Neste contexto, neste artigo veremos de forma resumida como as normas de segurança ISO/IEC podem ser aplicadas à administração de bancos de dados SQL Server.

  • Conhecendo um SGBD XML Nativo

    Um SGBD XML nativo é aquele que internamente utiliza o modelo XML para armazenar e processar dados. Este artigo introduz os conceitos básicos sobre esta categoria de banco de dados. Os principais objetivos são apresentar aspectos práticos relacionados à utilização dos SGBDs XML nativos e comparar as suas características (arquitetura, linguagem de consulta, etc.) com as características dos SGBDs relacionais.

  • Trabalhando com herança e interfaces em UML e Java

    Este artigo introduz os conceitos de Generalização e Especialização explicando de uma forma clara e objetiva a maneira de se aplicar os dois conceitos no momento da elaboração dos Modelos de Dados.

  • Diagramas de interação da UML e a linguagem Java

    Os diagramas de interação da UML representam graficamente sequências de chamadas de método e podem ser visualizados de duas maneiras: através dos diagramas de sequência e diagramas de colaboração. Este artigo apresenta os diagramas de interação da UML. Para isso, apresentará fragmentos do projeto de um sistema de vendas e controle de pagamentos.