Revista SQL Magazine 107

Nesta edição:

  • Utilizando a metodologia SAFE no Oracle

    O artigo apresenta a Metodologia SAFE. O SAFE se refere a um conjunto de regras para eliminar a fragmentação no banco de dados nos níveis de tablespaces e segmentos, que foi desenvolvido pela Oracle.

  • Oracle Scheduler – Parte 3

    Esta é o terceiro artigo de uma série que trata da funcionalidade de agendamento de tarefas no Banco de Dados Oracle através da ferramenta Oracle Scheduler. Este artigo apresenta, na prática, tudo o que é necessário saber sobre jobs.

  • Particionamento no Oracle – Parte 3

    Neste artigo conheceremos as últimas estratégias de particionamento disponibilizadas no SGBD Oracle. Este artigo apresenta técnicas de particionamento de objetos no banco de dados para garantir melhor performance e gerenciamento de informações.

  • Mineração de dados na prática com Weka API

    Este artigo aborda a utilização da Weka API em sistemas desenvolvidos na linguagem Java. Criaremos um exemplo onde a Weka API é utilizada em um programa Java que executa as principais etapas de um projeto real de mineração de dados

  • Automatização de dados com o SSIS

    O artigo descreve conceitos fundamentais e exemplos bem simples sobre o tema Automatização da Extração de Dados com o Integration Services.

  • Índices colunares no SQL Server 2012

    Neste artigo veremos como funcionam, quais os benefícios e quais as limitações dos índices colunares no SQL Server 2012, entendendo como eles ajudam a melhorar o desempenho de consultas em data warehouses.

  • Versionamento de objetos de bancos de dados

    Este artigo apresenta uma solução para versionar e recuperar versões anteriores dos metadados ou código DDL dos objetos de um banco de dados Oracle. O repositório de metadados sugerido permite recuperar versões anteriores de objetos de BD Oracle