Revista SQL Magazine Edição 81

Nesta edição:

  • Modelagem de Dados Incremental

    Este artigo descreve através de um estudo de caso de uma escola de karatê uma estratégia para modelagem incremental de dados em um sistema de informação, apresentando a divisão do escopo do sistema em iterações, e então evoluindo o esquema de dados a cada nova iteração desenvolvida.

  • Refactoring de Banco de Dados

    Neste artigo veremos como evoluir um esquema de banco de dados de forma segura, iterativa e incremental. Em seguida, mostraremos alguns exemplos de casos comuns aplicando as técnicas de refactoring de banco de dados.

  • Aplicação Web com ASP.NET e PostgreSQL

    O objetivo principal do artigo é apresentar o desenvolvimento de uma aplicação web completa de um domínio de aplicações empresarial. A ideia é apresentar as principais tecnologias, como provider NpgSQL e o FCKEditor. Além disso, serão descritos os comandos SQL baseados em Stored Procedures.

  • Segurança no SQL Server

    Este artigo tem como objetivo apresentar boas práticas relacionadas à segurança no banco de dados SQL Server.

  • Implementando uma estratégia de backup no SQL Server 2008

    Este artigo descreve diferentes soluções de backup existentes no SQL Server 2008, além de abordar um cenário prático informando como podemos implementar e utilizar uma estratégia de backup adequada e correta.

  • MySQL Performance Diagnostics & Tuning Parte I

    Da configuração para Performance Tuning de um banco de dados em MySQL com objetivo de otimizar o desempenho deste Banco de Dados. Este artigo é o primeiro de uma séria sobre Performance Tuning em MySQL.

  • Explain plan

    Este artigo trata dos conceitos envolvidos na análise de um plano de execução proveniente do comando explain plan em banco de dados relacionais. O plano de execução é a estratégia de acesso adotada pelo otimizador de consultas do banco de dados para que a mesma seja executada de maneira que obtenha a melhor performance possível.

  • Automatic Storage Management

    Este artigo trata da definição de conceitos e utilização do ASM – Automatic Storage Management, ferramenta da Oracle para gerenciamento do armazenamento de dados.

  • Especificação de Casos de Uso na Prática

    Este artigo apresenta inicialmente algumas definições associadas à engenharia de requisitos e à especificação de requisitos através de casos de uso. Em seguida, são apresentados alguns exemplos reais de especificação utilizando casos de uso.