Revista WebMobile Magazine 35: Bluetooth

Nesta edição:

  • Comunicação via Bluetooth no Android

    Nesse artigo será apresentada a API de Bluetooth da plataforma Android, onde através de um exemplo prático será demonstrado como estabelecer a comunicação e trocar informações entre os dispositivos utilizando esta tecnologia.

  • Componentes visuais avançados em Android

    O artigo apresenta a utilização de alguns componentes visuais mais avançados da plataforma Android, tais como caixas de texto com auto-completar, barras de progressos, componente spinner, componentes de data e hora além do componente list. Em todos os exemplos foram apresentados o desenvolvimento visual da interface e a interação com o componente.

  • Mensagens SMS em aplicações Desktop com Java SE e Java ME

    Este artigo apresenta uma alternativa para envio de mensagens SMS a partir de aplicativos Desktop, sem a burocracia das operadoras, sem contratos. Na arquitetura proposta, um aplicativo Java SE com acesso a banco de dados formata mensagens SMS e envia, via Bluetooth, essas mensagens para um aparelho celular, o qual roda uma aplicação Java ME. Ao receber a mensagem Bluetooth, o programa para celular formata uma mensagem SMS e envia aos destinatários.

  • Criando temas visuais para a plataforma LWUIT

    O artigo apresenta a criação de temas visuais que podem ser utilizados na plataforma de desenvolvimento LWUIT, e na sequência esse tema é utilizado em um aplicativo simples para celular desenvolvido com a tecnologia Java ME.

  • Compact Framework 3.5

    A tecnologia mobile está ficando cada vez mais fluente no mundo atual, onde vários assuntos pessoais e comerciais podem ser resolvidos pelo celular. Pensando nisso, a Microsoft criou o Compact Framework para os desenvolvedores.

  • Desenvolvendo Aplicações para iPhone

    Com o aumento expressivo das aplicações para dispositivos móveis, esse artigo trata de mostrar de forma introdutória como desenvolver “apps” para a plataforma iOS da Apple. Nesse artigo veremos como se tornar um desenvolvedor Apple e por onde começar no aprendizado e desenvolvimento, utilizando as ferramentas disponíveis.

  • Primeiros passos com Silverlight 4.0

    O artigo trata de uma pequena introdução ao Silverlight, com pequenos exemplos para quem nunca teve contato direto com a nova tecnologia web da Microsoft. A idéia é a apresentar o visual, mostrar a sintaxe XAML, o databinding no silverlight, além de como trabalhar com tal tecnologia utilizando seus controles e recursos.

  • ASP.NET MVC 2 com NHibernate

    Demonstrar a utilização do framework ASP.NET MVC juntamente com o ORM NHibernate, expondo detalhes de configuração para o NHibernate nesse ambiente web.