SQL Server 2005

Tools - Business Intelligence Development Studio

 

Dando continuidade à abordagem das novidades disponíveis no SQL Server 2005, temos uma nova ferramenta chamada Business Intelligence Studio; que tal como o SQL Server Management Studio traz novas e interessantes implementações com relação a produtividade, performance e desenvolvimento de soluções baseadas no SQL Server 2005.

O SQL Server Business Intelligence Studio esta acessível através do menu Start > All Programs > Microsoft SQL Server 2005 > SQL Server Business Intelligence Studio. Veja a Figura 1. 

 

16-05pic01.JPG 

Figura 1. Acessando o SQL Server Business Intelligence Studio

 

É importante diferenciar a atuação do Management Studio e do Business Intelligence Studio; onde o primeiro tem como objetivo suprir as necessidades de desenvolvedores e administradores de banco de dados frente a sua estrutura de dados e serviços. Já atuação do Business Intelligence Studio esta relacionada ao desenvolvimento e distribuição de soluções baseadas em um ou mais pilares da plataforma de Business Intelligence.

O Business Intelligence Studio segue a nova tendência das ferramentas do SQL Server 2005, e sendo baseado no Visual Studio 2005 agrega a utilização dos templates de projeto para cada um destes cenários.

Como pilares da plataforma de Business Intelligence, temos:

 

        ·         Extração das informações: Informações estratégicas ou complementares a uma determinada estrutura de dados são compostas pela junção de dados / informações comumente alocados nos mais diversos sistemas, e consequentemente de plataformas. Por exemplo, aplicativos de CRM, ERP, Supply Chain ou então em arquivos TXT, DBF, XLS, CSV dentre muitos outros mais...

No SQL Server 2000 o componente responsável por estas atividades é o DTS – Data Transformation Services, que disponibilizava uma série de estruturas ou templates parametrizáveis para a execução destas tarefas.
Já no SQL Server 2005 as atividades realizadas pelo DTS estão implementadas no novo SQL Server Integration Services; que além de melhorar o suporte a todas estas operações disponibiliza novos e interessantes recursos tais como suporte a código gerenciado (.Net), workflows customizados e extensíveis, diversos componentes para acesso a FTP, MSMQ, XML, Web Services dentre outros mais.

Na interface do Business Intelligence Studio, utilizaremos o template Integration Services Project (Veja a Figura 2).

16-05pic02.JPG

Figura 2. Integration Services Project

        ·         Processamento das informações: Depois de captados, os dados / informações precisam ser processados, ou seja, analisados de forma a compor indicadores estratégicos para a corporação; tal como a quantidade de produtos vendidos em um determinado período, relacionando a quantidade de problemas apresentados ou analisados sob o enfoque da quantidade de chamados recebidos através do SAC – Sistema de Atendimento ao Consumidor.

Neste momento temos os indicadores de desempenho (PKI) estruturados, disponíveis para utilização sob diversas visões, pontos de vista e agrupamentos.

Estas atividades são desempenhadas pelo SQL Server Analysis Services, sendo possível trabalhar com consultas MDX - Multidimensional Expressions, DMX - Data Mining Extensions ou XMLA - XML for Analysis para customizações mais avançadas.

Na interface do Business Intelligence Studio, utilizaremos o template Analysis Services Project (Veja a Figura 3).

16-05pic03.JPG

Figura 3. Analysis Services Project


 

        ·         Visualização das informações: O fato dos indicadores de desempenho estarem consolidados e disponíveis para utilização não indica necessariamente que estejam acessíveis ou sendo visualizados / utilizados pelos usuários finais.

Desta forma, nosso último cenário de utilização agrega toda a infra-estrutura de serviços necessários para disponibilizar a visualização de informações em uma ambiente web altamente customizado, extensível, seguro e customizável.

Teremos portanto o SQL Server Reporting Services como front-end de visualização de informações. Na interface do Business Intelligence Studio, utilizaremos o template Analysis Services Project (Veja a Figura 4).

16-05pic04.JPG

Figura 4. Report Server Project

 

Utilizaremos o template Report Server Project Wizard para usufruir de um extenso, completo e funcional Wizard para o desenvolvimento de relatórios.

 

Uma das características mais interessantes desta estrutura é que todos estes 3 componentes (Integration Services, Analysis Services e Reporting Services) podem ser utilizados de forma independente e desconectada; ou seja, podemos utilizar por exemplo o Reporting Services à nossa aplicação atualmente concebida (sem necessariamente passar pela utilização do Integration Services ou do Analysis Services).

 

Como dissemos no início, o Business Intelligence Studio esta concebido sob Visual Studio 2005 e desta forma; estão disponíveis opções tais como integração ao controle de versão, suporte ao modo de debugging, designers e wizards integrados.

 

Conclusões

De forma rápida e introdutória vemos o Business Intelligence Studio como uma nova e poderosa ferramenta de desenvolvimento para soluções integradas e baseadas no SQL Server 2005.

Nos próximos artigos teremos mais detalhes sobre cada um destes novos e interessantes cenários de atuação.

 

Links

http://www.microsoft.com/sql

Microsoft SQL Server 2005

http://msdn.microsoft.com/sql

SQL Server Developer Center

 

Leia outra novidade do SQL Server 2005 no artigo em:

http://www.devmedia.com.br/visualizacomponente.aspx?comp=277&site=2