3, a IDE do SQL Server Management Studio.

 HelioSa_SQLServer2005ManagementStudio_Fig03.png

Figura 3. IDE do SQL Server Management Studio

Melhorias na interface integrada

Como ambiente de gerenciamento integrado, o SQL Server Management Studio contempla todas as características necessárias para a execução das principais tarefas de um de administrador banco de dados; tais como verificação, gerenciamento e execução de backup’s, execução de query’s simultaneamente e muitas outras atividades. Todas as atividades podem ser realizadas em mais de um servidor SQL Server simultaneamente, com a opção de trabalhar com versões anteriores também.

O Object Explorer é um dos principais e mais importantes recursos do SQL Server Management Studio, pois através de uma árvore hierárquica prove acesso simultâneo a todos servidores registrados, seus serviços e bancos de dados e a todos os seus recursos de segurança e gerenciamento.

A ausência de janelas fixas garante o acesso a diversos recursos de forma simultânea; é possível, por exemplo, realizar um backup de um banco de dados enquanto executa uma query em um outro banco de dados ou servidor.

Alias, todas as janelas de diálogo disponibilizam simultaneamente dois interessantes e novos recursos:

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Agendamento: Após a configuração e parametrização de uma determinada atividade (criação de um banco de dados, por exemplo), é possível agendar a execução deste procedimento para um determinado horário ou período;

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Script: É possível gerar um script contendo todas as instruções T-SQL necessárias para a realização de uma determinada atividade, como no exemplo acima; é possível configurar e parametrizar a criação de um banco de dados e gerar posteriormente o script desta ação;

A comunicação e apresentação das informações também sofreram severas melhorias; porém, a opção de acesso a informações avançadas sobre os erros ocorridos em determinadas atividades é um recurso extremamente importante; multiplicando a produtividade e agilidade dos profissionais envolvidos com a ferramenta.

A apresentação gráfica da ferramenta impressiona e promove uma maior integração e facilidade na utilização dos extensos e novos recursos. Para os administradores, uma serie de relatórios pré-configurados, baseados no Reporting Services, apresentam importantes informações sobre as atividades realizadas no servidor. Veja alguns exemplos na Figura 4 e 5.

 HelioSa_SQLServer2005ManagementStudio_Fig04.png

Figura 4. Relatório apresentado pelo SQL Server Management Studio

 HelioSa_SQLServer2005ManagementStudio_Fig05.png

Figura 5. Relatório apresentado pelo SQL Server Management Studio

São mais de 20 relatórios disponíveis através do menu Report, presente na área Summary. (ícone HelioSa_SQLServer2005ManagementStudio_icone.png, disponível na barra superior)

Melhorias no ambiente de desenvolvimento

Através do SQL Server Management Studio os desenvolvedores encontraram um poderoso e remodelado ambiente para a construção de procedimentos T-SQL para SQL Server 2005 e o SQL Server 2005 Mobile Edition; este mesmo ambiente ainda disponibiliza os recursos necessários para construir procedimentos MDX (multidimensional expressions), DMX (data mining expressions) e XMLA (XML for Analysis) relacionados ao Analysis Server.

Além destes recursos, o SQL Server Management Studio possibilita a construção procedimentos com ou sem uma conexão com banco de dados ativa, melhora a apresentação de resultados XML e integra-se ao Books Online de forma inteligente apresentando informações relevantes ao contexto.

Todas estas novidades refletem o foco em produtividade pessoal no dia-a-dia de atuação com o SQL Server 2005.

Melhorias no gerenciamento do projeto

Há muito tempo os desenvolvedores e administradores que trabalham com o SQL Server têm procurado incansavelmente soluções para o gerenciamento dos scripts desenvolvidos e utilizados diariamente; buscando facilidade, segurança e organização. Outra clara necessidade era de um ambiente integrado, que possibilita-se a realização de todas as necessidades acima, incluindo o gerenciamento de versões dos scripts.

O SQL Server Management Studio atende a todas estas necessidades; com o controle de scripts por projeto, gerenciamento de scripts e outras novidades muito interessantes; entre elas estão o armazenamento dos dados da conexão com o banco de dados em cada script e o armazenamento também dos resultados. Desta forma, ao abrir o projeto os scripts retornam ao seu estado antigo, conectado ou não à uma base de dados.

Conclusões

A partir desta pequena introdução ao SQL Server Management Studio visualizamos a grande revolução que acompanha o lançamento do SQL Server 2005. Boa utilização do SQL Server Management Studio e explorem profundamente os recursos disponíveis nesta nova ferramenta.

Bom aprendizado e não se esqueça: No Stress, think SQL Server 2005.

 

 Noticia_HelioSa.gif

Helio Sa Moreira (helio_sa_moreira@hotmail.com) formando em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC. Atua na divisão de desenvolvimento de software da ITGROUP (http://www.itgroup.com.br) como Consultor Sênior. Certificado em SQL Server, participa como beta-tester para novos produtos e serviços; atuando também como instrutor de cursos oficiais Microsoft.