SQL Server 2005 - YUKON

As mudanças são bastante significativas, estão por toda a parte e servirão como um “divisor de águas” quando nos referirmos ao SQL Server. Elaborei um resumo das principais features, que estão listadas a seguir.

Espelhamento de Databases

O espelhamento de databases é uma implementação no atual processo de Log-Shipping, cuja finalidade é permitir redundância de bases de dados através da troca de logs entre servidores. Em caso de falha no servidor principal, o servidor espelhado irá detectar o problema e assumir o comando num prazo de máximo de 2 segundos, encarregando-se à partir desse momento, de capturar e processar suas requisições.

Indexação On-Line

Você poderá criar e dropar índices num ambiente de produção sem bloquear usuários.

Snapshot Isolation

Irá funcionar mais ou menos assim: no momento em que acontece uma alteração, serão criadas visões “transitórias” de dados, com a “última versão comitada” das linhas que estão em processo de modificação. Essa visão transitória é disponibilizada para processos de leitura de dados, que não são bloqueadas pela modificação. O isolamento snapshot irá contribuir para o aumento da disponibilidade da informação, à medida em que aumenta a eficiência dos processos de leitura de dados.

Notification Services

É um framework destinado a informar usuários sobre a ocorrência de eventos. Por exemplo, cria-se um evento chamado “Reposição de Produto”, para controlar a recompra de produtos com estoque próximo de um limite. Gera-se então uma assinatura desse evento para o supervisor de compras, que se encarregará de fazer o pedido para o fornecedor.

Suporte nativo a linguagens da família CLR (Common Language Runtime)

Além do tradicional T-SQL, você poderá criar objetos (funções, triggers ou stored-procedures) utilizando sua linguagem favorita do mundo .NET (Visual Basic® .NET ou Microsoft Visual C#®, por exemplo).

SQL Service Broker

Cria um mecanismo seguro para envio, recebimento e processamento de mensagens assíncronas. Por exemplo, numa aplicação Web um processo de venda dispara uma série de processos (inserção do pedido, baixa do estoque, faturamento, etc). Normalmente essas requisições tem de trafegar entre vários servidores, o que pode acarretar em períodos longos de espera. O papel do Service Broker é administrar essas chamadas assíncronas através do processamento de filas locais, de forma segura, rápida e transparente para a aplicação.

Reporting Services

Uma solução completa para criação e processamento de relatórios.

SQL Server Mobile Edition

Versão compacta destinada à plataformas móveis, totalmente integrada com o SQL Workbench. Essa versão está habilitada a trabalhar com replicação Merge, tornando possível a troca de informações – por exemplo pedidos efetuados offline - com um servidor central.

SQL Server Workbench

Plataforma integrada para administração de servidores SQL Server. De uma mesma interface, você conseguirá gerenciar servidores baseados em SQL Server, Analysis Services ou SQL Server Mobile Edition. O SQL Server Workbench assumirá as funcionalidades do Enterprise Manager, Query Analyzer e Analysis Manager.

Implementações no suporte a XML

Novo data-type XML irá viabilizar queries em XML Query Language ou Xquery, que obedece ao padrão W3C (=World Wide Web Consortium's). A criação dessas queries é facilitada pelo Xquery Designer, que irá ajudar o desenvolvedor a desenhar queries complexas.

Implementações no Transact-SQL

Tratamento de exceções com Try ... Catch, novos operadores (Pivot, Unpivot e Apply).

DDL Triggers

Triggers poderão ser acionadas pela execução de comandos de DDL (Create, Alter e drop) extendendo assim a funcionalidade das já suportadas triggers For/After e InsteadOf.

Integração de Ferramentas para Desenvolvedores

À partir de uma interface única – o Visual Studio – será possível utilizar comandos Transact-SQL, XML, expressões MDX, debugar procedures, etc.

Data Mining

Quatro novos algorítmos para indentificação de padrões serão acrescentados aos já existentes Cluster e Decision Trees.

Data Transformation Services

A plataforma gráfica utilizada para ETL (=Extract Transform and Load) foi totalmente remodelada. O DTS Designer está totalmente integrado à nova plataforma de desenvolvimento fornecida pelo Visual Studio.

Replicação

A nova modalidadde de replicação chamada de Ponto-A-Ponto irá permitir a replicação merge com clientes Oracle, além da utilização do protocolo HTTP em sincronizações. O SQL Server 2005 agora “entende” HTTP.

Segurança

O modelo de segurança foi totalmente remodelado. Usuários não possuirão mais a propriedade "direta" sobre objetos, o que permitirá, por exemplo, que dropemos um usuário sem ter que alterar o owner dos objetos que criou. Aumentaram-se também os níveis de segurança sobre os quais pode-se aplicar permissões, dando mais flexibilidade ao administrador.

Database View

Database views viabilizam a criação de cópias read-only de um database. A sincronização é transparente, e acontece à medida em que as páginas são alteradas. Mas para que servem? Imagine um update sem a cláusula where, que você executou inadvertidamente no database de produção. Através da database view, você conseguiria “voltar no tempo”, reaplicando as páginas da view em seu ambiente de produção.

Quer mais? Então acesse a página da Microsoft abaixo e divirta-se: www.microsoft.com/sql/yukon/productinfo/

Forte abraço a todos e até a próxima!