Do que se trata o artigo

Neste artigo veremos as principais evoluções disponíveis na nova versão do SQL Server, também conhecida como Denali e atualmente disponível na versão CTP Release 3.

Em que situação o tema útil

O SQL Server é uma das plataformas líderes de mercado, sendo este um dos principais motivos para nos mantermos atualizados quanto a sua evolução.

Resumo DevMan

Estudamos neste artigo as principais mudanças introduzidas na nova versão do SQL Server. Abordamos aqui as novidades relativas a desenvolvimento em SQL, onde analisamos novas funções em códigos T-SQL, novas features e mudanças na ferramenta Management Studio.

Sob o ponto de vista de administração e infraestrutura, apresentamos novidades em relação à alta disponibilidade, administração de banco de dados, novos collations e alterações quanto a pré-requisitos de instalação.

Por fim, sob a perspectiva de Business Intelligence, também são apresentadas as novidades em relação ao Reporting Services, Integration Services e Analysis Services.

Desde o SQL Server 2000 a Microsoft tem conseguido popularizar sua plataforma de banco de dados oferecendo estabilidade e segurança. Em 2005 a Microsoft lançou uma nova versão com significativas inovações em performance e segurança no database engine através de recursos como: particionamento horizontal de tabelas, espelhamento de banco de dados e criptografia nativa de dados. Também foram apresentadas profundas modificações no servidor de relatório, no servidor de cubos analíticos e na ferramenta de ETL.

Com o lançamento da versão 2008, a plataforma SQL Server consolida as ferramentas de Business Intelligence incorporadas na versão anterior e inicia o suporte a dados geométricos e geográficos. Além disso, passa a oferecer novas opções de gerenciamento e performance através dos seguintes recursos: Resource Monitor, compressão de dados e gerenciamento baseado em políticas.

Em seguida, com a liberação da versão R2, a Microsoft concentrou-se novamente em melhorias no gerenciamento do database engine e a integração com o Sharepoint 2010, promovendo o Self-Service BI através do Power Pivot. Também foi incluído o serviço de gerenciamento de dados mestre (Master Data Services), a administração de múltiplos servidores, bem como o suporte a ambientes de bancos de dados virtualizados. Agora a Microsoft planeja o lançamento da versão SQL Server 2011, atualmente com o codinome Denali, que trará diversas inovações interessantes.

Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar algumas das novas features disponíveis na versão CTP Release 3 do SQL Denali, que foi liberada para a comunidade. Esta versão está disponível para download no site da Microsoft através do endereço: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=6a04f16f-f6be-4f92-9c92-f7e5677d91f9.

Administração

A versão atual, liberada para a comunidade, traz inovações bastante interessantes para administração de bancos de dados, tais como: mudanças em contadores de performance; a nova feature Contained Database; e mudanças mais sutis em relação à segurança e replicação de dados. Nesta seção falaremos sobre estes recursos.

Instalação

Não há grandes mudanças na instalação do SQL Sever Denali. As telas e funcionalidades disponíveis na ferramenta Installation Center permanecem as mesmas disponíveis para as versões SQL 2008 e 2008 R2. No entanto, há pequenas mudanças no setup e nos pré-requisitos, como:

Verificação de atualizações: Uma nova etapa antes da instalação dos arquivos de Setup verifica a existência de atualizações on-line para o SQL Server através do Windows Update;

Instalação de Pré-requisitos: Praticamente todos os pré-requisitos de instalação são fornecidos no programa de instalação do SQL Server Denali. Apenas o Windows Power Shell 2.0, .Net Framework 3.5 SP1 e o pacote para o .Net Framework 4.0 não estão disponíveis. No entanto, eles podem ser baixados em seus respectivos sites. Os endereços para download estão disponíveis na seção Links;

Dois novos serviços: Além dos serviços conhecidos do SQL Server (Database Engine, Agent, Full-Text, Browser, Analysis Services, Integration Services e Reporting Services), temos dois novos serviços disponíveis:

o Distributed Replay Controller: Este serviço é utilizado para facilitar a avaliação de impactos de atualizações de software e hardware no servidor SQL Server, bem como ajustes de performance;

o Distributed Replay Client: Este serviço é o agente client do serviço acima.

Modos de Operação do Analysis Services: Agora podemos configurar como o servidor Analysis Services será utilizado, em modo tabular ou em modo multidimensional;

Fim do suporte a processadores Itanium: Confirmando o anúncio realizado pela Microsoft no ano passado de que não seriam mais desenvolvidos novos produtos para a plataforma de processadores Itanium, no SQL Server Denali não há suporte à instalação para estes processadores. A Plataforma Itanium, lançada pela Intel em parceria com a HP em 2001, foi a grande aposta da Intel para a computação em 64 bits, mas com o tempo a escalabilidade dos processadores baseados na arquitetura x86 com clocks mais altos e múltiplos núcleos acabaram por limitar o sucesso comercial do Itanium. Embora a Microsoft não dê mais suporte ao Itanium, em seus novos lançamentos será mantida a política de suporte na plataforma SQL Server 2008, com pacotes de atualizações e correções até julho de 2013, e suporte estendido até julho de 2018;

Suporte a cluster em diferentes sub-nets: Outra novidade é referente à instalação em cluster, que agora apresenta suporte a cluster para diferentes segmentos de rede (Sub-nets).

Novos Contadores de Performance

Devido a mudanças internas no produto, no SQL Server Denali temos a inclusão de novos objetos contadores de performance, bem como a substituição de alguns objetos antes disponíveis no SQL Server 2008 R2 que sofreram alterações. A Tabela 1 apresenta os objetos contadores disponíveis na versão 2008 R2 e na versão Denali, bem como a descrição de cada um.

...

SQL 2008 R2

SQL Server Denali

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo