Neste artigo, vamos tratar de um assunto muito interessante e de suma importância que facilita a vida do desenvolvedor, seja de PHP, ASP. NET, Java, C, Perl, VB, entre outros.

Uma expressão regular na área da informática define um padrão a ser usado para procurar ou substituir palavras, ou grupos de palavras. É um meio preciso de se fazer buscas de determinadas porções de texto. Por exemplo, se o conjunto de palavras for {asa, carro, jardim, ovos, terra} e a expressão regular buscar por um padrão rr, obterá as palavras carro e terra.

Existem diferentes formatos para definir expressões regulares, porém com algumas noções gerais é possível entender boa parte delas.

Expressões Regulares. Um assunto que muitos torcem o nariz ao ouvir falar, mas que sempre acaba aparecendo na resolução dos mais diversos problemas. Para quem não conhece ou não domina o assunto, é difícil perceber a utilidade de saber escrever todos aqueles símbolos estranhos. Mas à medida que se vai aprendendo, aplicando, tudo começa a clarear.

Expressões Regulares é uma forma avançada de mexer com strings. Ela permite que você crie condições para que um trecho seja encontrado, substituído ou uma string separada em uma array. Você pode decidir substituir um BBCode em tags HTML, mas não antes de verificar se os dados dessa BBCode correspondem ao que você deseja, por exemplo. Exemplificando mais ainda, você pode verificar se o texto contido em uma BBCode img é uma URL apontando para uma imagem, por exemplo. Você pode definir para caso o usuário poste mais de 3 pontos de exclamação, então esses pontos de exclamação são retirados até ter somente 3. Como se pode perceber, a utilidade do RegExp é apenas limitada pela sua imaginação. (Fonte: Wikipédia)

As ERs são úteis para buscar, ou validar textos variáveis, como:

  • data
  • horário
  • número IP
  • ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo