Olá!

 

Neste tutorial vou mostrar passo a passo uma forma que encontrei para estar trabalhando com os bancos de dados Interbase 7.5 e Firebird 2.5 simultaneamente no mesmo micro. Após algumas pesquisas na internet, encontrei apenas informações de como o fazer utilizando versões anteriores destas ferramentas, e por este motivo resolvi compartilhar esta solução.

 

Vamos lá:

 

O primeiro passo e remover as ferramentas instaladas, mesmo que em única instalação (Firebird ou Interbase apenas) do micro no qual se deseja usar.

 

Observação: È extremamente necessário a remoção de todos os arquivos GDS32.DLL e FBCLIENT.DLL do micro, em todas as pastas que possam intervir no uso dos aplicativos.

 

Realizado esta remoção total, vamos realizar a instalação do Interbase 7.5, lembrando apenas que em caso de uso do sistema operacional Windows 7, será necessário conferir a compatibilidade do Interbase com este.

 

Na Instalação do interbase, mantenha a porta padrão “3050”, usada pela ferramenta e também pelo Firebird. Veja imagem abaixo:

 

 

Após terminar a instalação, não inicialize o serviço do interbase. Caso já tenha sido inicializado, pare o mesmo.

 

Faça uma copia do arquivo GDS32.DLL da pasta “C:\Windows\System32” para qualquer lugar conforme lhe for mais conveniente.

 

Agora instale o Firebird 2.5 conforme o de costume, lembrando apenas de durante a instalação, habilitar as opções “Copiar a biblioteca de Cliente Firebird para a pasta <System>” e “Criar a Biblioteca Cliente como GDS32.DLL para retro-compatibilidade”, conforme imagem abaixo:

 
 
Após o termino da instalação, antes de inicializar o serviço altere a porta de comunicação “3050” usada por padrão pelo aplicativo para outra porta qualquer, por exemplo, “3051” ou “3060”. Para fazer isso vá à pasta de instalação do firebird e abra o arquivo ‘Firebird.Conf” e localize o parâmetro “RemoteSerivesPort”.  Após localizado, remova o caracter “#’ que precede o parâmetro e altere a porta. Veja Imagem abaixo:
 
 

Pronto, já estamos quase concluindo o procedimento. Agora basta apenas substituir o arquivo GDS32.DLL da pasta “C:\Windows\System32” gerado pelo instalador do Firebird, pelo arquivo que anteriormente fizemos uma cópia.

 

Agora já com o processo de instalação concluído podemos ativar o serviço do Interbase e do Firebird. Devemos apenas lembrar que sempre que for realizar uma conexão com um banco firebird devemos usar a DLL de conexão FBCLIENT.DLL, e para conexão com um banco de dados Interbase devemos usar a GDS32.DLL, e sempre a string de conexão com o banco firebird, deverá preceder a instrução  “Localhost/3060:” ou o em caso de uso de IP “192.168.0.1/3060:”.

 

Exemplo Interbase: “C:\Sistema\Dados\BancoDeDados.GDB”

 

Exemplo Firebird: “LocalHost/3060: C:\Sistema\Dados\BancoDeDados.FDB”

 

Espero que esta informação seja útil a todos.

 

Um abraço e até a próxima!