Utilizando campos ocultos em Strings de Consulta

 

Você também pode armazenar pequenas quantidades de Informação no lado do cliente utilizando campos ocultos. Campos ocultos são elementos HTML, similar a caixas de texto, onde você pode armazenar strings. Os browsers não mostram os campos ocultos para o usuário, apesar disso, quando você utilize um campo oculto em um formulário HTML, o conteúdo é submetido de volta ao seu programa.

Para utilizar campos ocultos, insira uma linha semelhante a seguinte dentro de uma tag: 

 

Você pode extrair o valor do campo oculto utilizando a coleção Params do objeto Request, utilizando uma linha de código como essa:

 

string strValue = Request.Params["KeyName"];

 

Campos ocultos possuem um papel muito menos importante em programação ASP.NET que em outras tecnologias, como o antigo ASP. Isto é verdadeiro porque os Web Controls ASP.NET se preocupam em armazenar seus próprios estados e também porque a classe Page possui uma coleção ViewState onde você pode armazenar strings de forma fácil.

 Você pode também utilizar a string de consulta para passar parâmetros de uma página para outra. Strings de consulta são informações anexadas à URL, como no seguinte exemplo:

 

 

Os exemplos 1 e 2 mostram como passar parâmetros de uma página para outra utilizando strings de consulta.

 

Listagem 1.  Passando a string de consulta para SalesFigures.aspx

 

 

Listagem 2.  Apresenta as informações dependendo da string de consulta