De que se trata o artigo:

Neste artigo conheceremos alguns dos principais recursos que podem ser utilizados na implementação de aplicações baseadas em localização para o Google Android.


Para que serve:

A cada dia os celulares se tornam mais robustos e oferecem mais funcionalidades. Dentre elas estão o acesso a mapas e GPS. Neste artigo veremos o que as APIs do Google disponibilizam para trabalhar com estas duas funcionalidades.

Em que situação o tema útil:

Grande parte dos sistemas criados para dispositivos móveis oferece suporte a mapas, e é pensando nisto que analisaremos algumas APIs do Google para criar aplicações baseadas em localização de qualidade.

O uso de mapas tornou-se uma característica (recurso) essencial para os novos dispositivos móveis. Com os avanços das novas tecnologias, os dispositivos móveis, especialmente telefones celulares, são mais do que capazes de lidar com cálculos matemáticos complexos ou manter-se conectados com servidores recebendo uma grande quantidade de dados, requisitos necessários quando estamos lidando com mapas.

Neste contexto, aparelhos com GPS são mais utilizados por fornecerem mais recursos para visualizar cidades, ruas, etc., contudo, cada vez mais dispositivos móveis estão oferecendo melhores funcionalidades, proporcionando praticamente todos os recursos que o GPS disponibiliza. O Android, por exemplo, fornece acesso direto às principais ferramentas do Google. Neste artigo, analisaremos as APIs do Google que possibilitam desenvolver aplicações com mapas.

APIs do Google para mapas no Android

É importante ressaltar inicialmente que todas as ferramentas de desenvolvimento necessárias, plug-ins e códigos de exemplo, estão disponíveis no site do Google Android (http://code.google.com/android/). Nele, você encontrará instruções que ensinam os primeiros passos para se trabalhar com esta tecnologia, motivo pelo qual recomendamos o seu acesso.

A maioria das APIs de mapeamento está localizada no pacote com.google.android.maps. No mínimo, duas delas são necessárias para inserir as ferramentas de mapeamento dentro do seu programa: MapActivity e MapView. MapActivity gerencia o ciclo de vida da atividade e os serviços por trás de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo