Utilizando o Oracle SQL Developer – Migrando Banco de Dados do MySQL para o Oracle – Parte 01

I – Introdução

A Oracle disponibiliza, gratuitamente, uma ferramenta muito interessante para desenvolvimento e migração de dados que pode ser usada não só com seu SGBD como com outros como MySQL, ACCESS, Microsoft SQL Server e SyBase, trata-se do Oracle SQL Developer.

Essa ferramenta também é a ferramenta indicada pela Oracle para migração desses Bancos de Dados (MySQL, ACCESS , Microsoft SQL Server e Sybase) em substituição ao Oracle Migration Workbench, que continua sendo a ferramenta indicada para migração envolvendo o DB2(IBM) e Informix.

II – Obtenção e Instalação

O Oracle SQL Developer pode ser obtido diretamente no site da Oracle no endereço :  http://www.oracle.com/technology/software/products/sql/index.html, acessado em 25/09/2009, trata-se de uma ferramenta em Java que pode ser descompactada e usada imediatamente.

Como o leitor poderá notar existem as versões com e sem a JVM(Java Virtual Machine) caberá ao mesmo selecionar a versão indicada para a sua utilização, no caso estarei utilizando a Oracle SQL Developer for Windows (This zip does not include a JDK) de 74MB versão Oracle SQL Developer 1.5.5 (1.5.5.59.69),( sqldeveloper-1.5.5.59.69-no-jre.zip). Para realizar o download é necessário cadastro, gratuito, no site da Oracle, caso você não tenha cadastrado terá que realizá-lo para proceder ao download.

Após o download, basta descompactar o arquivo e executar o arquivo sqldeveloper.exe, podemos observar que ele nos permite conectar com os SGBDs Oracle e Access.

Para adicionar os outros SGBDs devemos baixar os  drives JDBC dos outros SGBDs, nesse exemplo iremos baixar do MySQL.

 

Comecemos com o download  do MySQL Connector/J, que o driver  JDBC oficial para o  MySQL em http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.0.html, o arquivo possui cerca de 8MB, após descompactar o arquivo, já no SQL Developer vá ao menu Ferramentas, Preferências..


pb_09_10_09_pic01.JPG        

        

Basta adicionar a seguinte entrada a Drives JDBC de Terceiros, C:\Downloads\mysql-connector-java-5.0.8\mysql-connector-java-5.0.8/ mysql-connector-java-5.0.8-bin.jar, Feito isso a coenxão Mysql Deverá aparecer:

 

pb_09_10_09_pic02.JPG 

 

Para verificar os bancos de dados compatíveis, por favor verifiquem a documentação da Oracle, outro detalhe não usem o  último drive(MySQL driver 5.1) pois existe uma recomendação da Oracle, http://www.oracle.com/technology/software/products/sql/index.html, acessado em 07/10/2009, NOTE: Do not use the latest MySQL driver 5.1. Use the 5.0.4 drivers for MySQL. For full details, reference Oracle SQL Developer Installation Guide.