Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Este artigo apresenta o tema Web Services, que são serviços que podem ser disponibilizados para serem acessados através da Web a partir de outras aplicações. Veremos como criar Web Services (a parte servidora) e também como consumir serviços (a parte cliente), usando tecnologias .NET e o Visual Studio.


Para que serve

Web Services servem para vários propósitos, o principal sem dúvida é integrar serviços entre empresas usando diferentes plataformas e tecnologias. Por exemplo, uma empresa A através de uma aplicativo pode consultar um informação fornecida por uma empresa B, através da Web.


Em que situação o tema é útil

Existem diversos serviços online disponíveis, um exemplo seriam os serviços que disponibilizam informações sobre a previsão do tempo em determinado local, esse serviço poderia ser utilizado por sua aplicação para você manipular essas informações, dessa forma você estaria consumindo um serviço web, mas você poderá criar e consumir o seu próprio serviço web.

Resumo do DevMan

Um Web Service é um programa que será acessado através de dispositivos de protocolos padrões de internet. Esse programa serve para disponibilizar um serviço para que seja consumido por uma aplicação. Neste artigo você irá aprender a criar um Web Service e depois como consumir, ou seja, como acessar esse serviço através de uma aplicação ASP.NET e também de uma aplicação Windows Forms.

Com os Web Services podemos disponibilizar serviços online para serem consumidos por nossas aplicações ou software de terceiros. Esse serviço poderá ser consumido por aplicações desenvolvidas pela mesma tecnologia ou desenvolvidas em tecnologias diferentes. Os serviços também funcionam independente da plataforma que está instalado. Essa liberdade torna os Web Services um meio interessante de disponibilizar um serviço online.

Cada vez mais se torna necessário ou mais produtivo a integração entre aplicativos diferentes, as necessidades são variáveis. Enviar ou receber informações de outros aplicativos permite a total integração entre diversas ferramentas ou serviços online. Atualmente existem milhares de serviços online, alguns são gratuitos, como o serviço da API do Google, que permite integrar o seu aplicativo a pesquisas do portal de buscas, outros são pagos como a consulta de CPF no SERASA e alguns são restritos às empresas envolvidas, ou seja, empresas parceiras ou softwares diferentes da mesma empresa consumindo serviços online através de Web Services.

Além de criar e disponibilizar os serviços você também poderá consumir serviços feitos por terceiros, como exemplo, podemos citar os Web Services disponibilizados pela SEFAZ para a emissão de notas fiscais eletrônicas. A emissão de nota fiscal eletrônica está se tornando obrigatório para a maioria das empresas e um meio de integrar o seu software para se comunicar com a SEFAZ é através de Web Services. Dessa forma você poderá adicionar os Web Services em seu projeto e você terá disponível os recursos para emitir, cancelar, reenviar e inutilizar uma nota fiscal eletrônica.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo