Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Guia de Referência Começando no Delphi

Neste Guia de Referência você encontrará o conteúdo que precisa para iniciar seus estudos em Delphi, uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos completa, principalmente para soluções desktop e mobile.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (11)  (0)

Introdução

O desenvolvimento de software é uma ciência que ainda está dando os primeiros passos. Apesar dos recentes avanços em diferentes vertentes, não é raro ouvir falar de projetos de software que falham, seja durante o planejamento, seja em tempo de desenvolvimento ou mesmo após a entrega. E manter um código legado, por que ainda é tão complexo? Por que muitas vezes é mais fácil criar um novo software do que tentar evoluir um projeto antigo?

O avanço dessa ciência tem levado a muitas mudanças, e um bom exemplo disso pode ser observado no Delphi. Podemos dizer, inclusive, que muito dessa evolução tem relação direta com ele. Desde as primeiras versões o Delphi se tornou uma referência não apenas quando o assunto é criar programas para desktop, e veremos um pouco de tudo isso ao longo desse guia.

Com soluções que possibilitam ao programador criar um software simples em poucos dias e uma linguagem de programação de fácil aprendizado, logo conquistou um público fiel, que avalia, adota e dá sustentação às novidades, o tornando uma tecnologia cada vez mais madura e preparada para as diferentes solicitações do mercado.

Hoje o Delphi é muito mais do que uma IDE com uma linguagem de programação comum a alternativas que o tem como referência. O Delphi é uma plataforma de desenvolvimento completa, sendo composto por uma IDE, uma linguagem e um compilador próprios – todos com o mesmo nome: Delphi.

Delphi
Figura 1. Delphi

Está interessado em aprender mais sobre o que é o Delphi e ter o primeiro contato com essa tecnologia? Assista ao curso:

Agora você pode estar pensando: “Mas o desenvolvimento para desktop está com um mercado cada vez menor.”. E você está correto quanto a isso, mas como visto no curso, o Delphi continua evoluindo e hoje atua não apenas com soluções para desktop, mas também para web e mobile, trazendo para essas plataformas toda a expertise já aplicada na plataforma mais tradicional.

Primeiros passos

Com uma visão mais bem formada sobre o Delphi, e após quebrar alguns paradigmas, está na hora de começar a programar com ele, de dar os primeiros passos. Acredite, logo nos cursos introdutórios você conhecerá os principais componentes, assim como criará uma solução completa, pronta para utilizar em seu computador.

Muito disso se deve a um conceito marcante adotado pelo Delphi: o RAD, ou Rapid Application Development. Como o próprio nome indica, ele possibilita um desenvolvimento mais objetivo, mais ágil, do software, abstraindo preocupações comuns ao viabilizar a construção a partir do reuso de componentes.

Para ver na prática esse e outros conceitos que compõem a base do Delphi, acesse os posts abaixo:

Impressionante, não é mesmo? Você já participou de algum curso introdutório no qual em tão pouco tempo tenha aprendido a criar um programa completo em termos de lógica e interface? Normalmente ficamos “presos” a algumas configurações e terminamos com um “Hello, World!” um pouco mais avançado.

IDE

A IDE do Delphi possui diversos recursos que agilizam e tornam o desenvolvimento muito mais fácil e rápido. Para saber como aproveitar melhor os seus recursos, separamos os próximos posts e com eles você ganhará mais experiência com o ambiente de desenvolvimento Delphi:

IDE Delphi
Figura 3. IDE Delphi

O Delphi é uma excelente linguagem e está em constante evolução, vale a pena investir e estudar cada vez mais.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (11)  (0)

Para avaliar você precisa ser um assinante MVP :)

Ficou com alguma dúvida?