Desmistificando dbExpress para FireDAC

Vamos abordar neste artigo como migrar para a mais nova suíte de acesso a dados da Embarcadero, o FireDAC. Utilizaremos para isso uma solução baseada em dbExpress, na qual permitirá uma visualização mais próxima da realidade. Conheceremos no decorrer do processo algumas facilidades, dificuldades, dicas e tudo para que você possa migrar sua solução sem grandes problemas.

Em que situação a migração para dbExpress é útil

O tema é útil em casos de aplicações desenvolvidas em cima do framework dbExpress na qual o foco é um processo de migração de tecnologia. Outra hipótese é para quem está iniciando aplicações que fazem uso de banco de dados e querem suportar múltiplos bancos de dados em diferentes versões através de um único framework. Explorar os recursos do FireDAC e do impacto das mudanças como um aspecto positivo.

A partir do Delphi XE3 temos um novo framework de acesso a dados, o FireDAC. O FireDAC é o antigo AnyDAC da DASoft Technologies que foi adquirido pela Embarcadero e está presente para usuários registrados das versões Enterprise, Ultimate ou Architect.

Para quem usa a versão Professional, pode adquirir um pacote add-on client/server. O FireDAC possui uma engine otimizada para acesso a dados, não possui driver para ser distribuído (arquivo DLL, por exemplo).

Existem várias funções para abstrair o servidor de banco de dados usado, assim, sua aplicação pode facilmente ser multibanco. O servidor de banco de dados fica a cargo de sua escolha ou do seu cliente.

O dbExpress tinha também esse objetivo, suportar aplicações multibancos, mas exemplos indicam que projetos que utilizam mais de um servidor de banco, usando dbExpress, não tem toda essa facilidade. FireDAC por sua vez, veremos que facilita esse trabalho e ainda tem a vantagem de acesso a banco de dados no iOS. Os principais bancos suportados são:

No XE4, existe o suporte no iOS para os seguintes bancos de dados:

O projeto a ser migrado para FireDAC

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo