Apresentando o Oracle

Basicamente, os seus mecanismos de execução são as estruturas de memória e os processos executados em background. Todas as vezes que um banco é inicializado, uma SGA é alocada e os processos são inicializados. A combinação das estruturas de memória na SGA(System Global Area ou Área Global do Sistema) e dos processos em background é chamada de instância ORACLE. Algumas arquiteturas de hardware permitem múltiplos computadores compartilharem os mesmos dados, softwares ou periféricos. Com a opção Parallel Server do ORACLE, podemos tirar proveito dessa característica através da execução de múltiplas instâncias que compartilham um único banco de dados. Assim, os usuários de diversas máquinas podem acessar o mesmo banco de dados com uma melhoria na performance.

A SGA é um grupo de buffers de memória compartilhados que são destinados pelo ORACLE para uma instância. Os processos em background executam tarefas distintas assincronicamente em benefício a todos os usuários de um banco de dados.

A base é a linguagem SQL, que através desta sintaxe, cria, modifica e manipula as estruturas de dados criadas no Oracle, tendo como componentes básicos do ambiente:

Curso Curso relacionado: Curso de Oracle

  • SQL (Structured Language Query):
    Linguagem básica e padrão, extremamente simples e muito próxima da língua inglesa falada de maneira simples e comum, faz a maior e mais expressiva parte do trabalho de criação e manutenção de estruturas de dados. Porém sua limitação é não ser procedural, ou seja, não permite agrupar as palavras chaves sob a forma de programas executáveis. É uma linguagem puramente interativa de construção e submissão de comandos individuais, embora os comandos sejam macro comandos muito poderosos.
  • SQL*PLUS:
    É o ambiente que permite tornar procedural os comandos individuais do SQL. Este ambiente é composto de um editor de textos, que permite reunir grupos de frases SQL, que podem ser gravadas sob a forma de arquivo e então executadas.
  • ORACLE NAVIGATOR:
    Conjunto de recursos por intermédio de telas(forms), onde o desenvolvedor do Banco de Dados, cria, altera e exclui objetos.
  • PL/SQL:
    É a linguagem procedural do SQL do ORACLE, composta essencialmente de todos os comandos SQL padrão e mais um grupo adicional que permite utilizar o SQL de forma procedural.