Iniciando nosso curso veremos o cenário que será utilizado como exemplo ao longo dos próximos vídeos e como a aplicação se comporta quando uma exceção sem tratamento é lançada.
Aula 2 - Identificando erros na aplicação
Afim de entender como os erros são gerados no Delphi, veremos aqui um código que apresenta anomalia em seu funcionamento devido à tentativa de manipulação de um objeto nulo.
Aula 3 - Try Except: Primeiro passo
Para evitar o mau funcionamento da aplicação na ocorrência das exceções, usamos o bloco try-except.
Aula 4 - Tratando exceção pelo tipo
Há diversos tipos de exceção pré-definidos no Delphi e identificar cada um deles é muito importante para o bom funcionamento de sua aplicação. Veja neste vídeo como identificar erros do tipo Access Violation em sua aplicação.
Aula 5 - Resolvendo Access Violation
Não basta apenas identificarmos o problema, o mesmo precisa ser resolvido para que a aplicação continue funcionamento perfeitamente. Veja agora como solucionar o erro de Access Violation gerado no vídeo anterior.
Aula 6 - Tratando mais de um tipo de Exceção
No Delphi também é possível efetuar o tratamento de diferentes tipos de exceção em um mesmo bloco try-except, garantindo o bom funcionamento da aplicação independente do problema ocorrido.
Aula 7 - Ordem de tratamento das exceções
Quando tratamos diferentes tipos de exceção, a ordem em que elas são explicitadas no bloco except é relevante, de forma que exceções mais genéricas devem ser tratadas por último, enquanto as mais específicas devem vir primeiro.
Aula 8 - Criando uma exceção customizada
Além das exceções já existentes por padrão na linguagem, veremos neste vídeo que também podemos criar as nossas próprias classes de exceção a fim de representar um problema específico que pode ocorrer na aplicação.
O bloco Try Finally, que será apresentado neste vídeo, tem o objetivo de garantir que determinadas ações sempre sejam executadas ao final do processamento de um bloco de código, ainda que ocorram exceções.