Active Directory e o Domain Name System (DNS)

Neste artigo, aprenderemos um pouco mais sobre o servidor de nomes o DNS e como ele funciona com o Active Directory. Encontrar informações das funções DBS, melhores recursos, melhores configurações,etc.

O que é DNS?

 

Podemos definir o sistema de nomes de domínios como a forma que nomes de um determinado domínio da Internet são localizados e traduzidos dos endereços IP. Um nome de um domínio é um significativo e fácil de lembrar ao contrário de um endereço na Internet, como um IP.


O Active Directory é funcionalmente, para seus usuários,  dependente de um serviço de DNS para funcionar, mas não a qualquer DNS. Active Directory é altamente dependente do serviço de DNS da Microsoft, encontrado no Windows Server 2000 ou Windows Server 2003 ou equivalentes. No entanto, embora não recomendável, é possível trabalhar com ele de um modo não integrado, ou  um produto não-Microsoft DNS para uso com Active Directory. Mas mais uma vez , isso não seria recomendado.

 

Importante:

 

A Microsoft introduziu pela primeira vez o serviço de DNS no Windows NT server 4.0. Ou seja, versões anteriores de DNS para o sistema operacional não são capazes de suportar o Active Directory.

 

O DNS é extremamente importante em todos os aspectos. Uma vez que um cliente/usuários da rede faz um request/solicita por um serviço no domínio, ele deve encontrar o controlador de domínio para o serviço solicitado e executar algum tipo de resposta/response.

 

Existem dois tipos de consultas ou requisições de dados para DNS: o modo recursivo(recursive mode) e o modo iterativo(iterative mode).

Quando um DNS realiza um request a outro DNS, tipo um client, para um server ou rotas diferentes dentro de uma rede, ele precisa das informações contidas em tal DNS, assim chamamos de modo recursivo.

Em uma consulta recursiva, o DNS client envia essa consulta para o primeiro DNS(ou DNS primário), que estiver configurado para tal em seu TCP/IP.

Então o client que solicitou aguarda pela resposta do server.

Se o server enviar uma resposta positiva, o client então irá para o IP retornado na resposta do seu server.

Se o server retornar uma resposta negativa, o client então retornará ao seu domínio e verificará um erro padrão, que poder algo numérico como erro 404, ou outros erros, ou também como uma resposta bem conhecida de todos nós, como a famosa "PÁGINA NÃO ENCONTRADA"

Uma coisa muito importante que devemos notar, é que a configuração de múltiplos servidores DNS em um client, não é o que fará um serviço de um cliente, encontrar mais rapidamente ou obter várias repostas, nunca, longe disse. Se a resposta do primeiro é um negativa por exemplo, será isso que será retornado ao cliente. Mas então você deve estar se perguntando,  quando que usamos os outros servidores, se podemos configurá-los?

A única vez que um client vai para o seu servidor DNS secundário é se o primeiro não está disponível.Se o primeiro servidor DNS consultado retorna uma resposta negativa, o cliente não vai tentar todos os servidores secundários e aceita que a resposta negativa como final.

...Continua...