Android na Prática - Revista Mobile Magazine 38 - Parte 2
Este artigo apresenta como criar aplicativos para o Android OS da Google, concentrando-se principalmente em demonstrar o compartilhamento de funcionalidades entre aplicações e o modo como os dados são armazenados.
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Este artigo apresenta como
criar aplicativos para o Android OS da Google, concentrando-se principalmente
em demonstrar o compartilhamento de funcionalidades entre aplicações e o modo
como os dados são armazenados.
Em que situação o tema é útil:
O Android é um sistema
operacional móvel que vem ganhando adeptos no mundo inteiro. O tema é útil para
o profissional que deseja aprender uma tecnologia nova que tem grandes
perspectivas de mercado.
Resumo DevMan:
Neste segundo artigo sobre
o Android abordaremos como as funcionalidades podem ser compartilhadas entre
aplicativos usando as classes Intent e IntentFilter. Além disso, veremos como
persistir e manipular dados com o SQLite.
O
Android é um sistema operacional móvel baseado no kernel do Linux que vem
chamando a atenção da comunidade de TI por se tratar de uma plataforma que
preza pela liberdade no desenvolvimento de aplicações. Com ela, os desenvolvedores
têm fácil acesso aos recursos de hardware que o dispositivo oferece, conseguem
usufruir dos mesmos frameworks utilizados nas aplicações principais do Android,
além de escreverem softwares utilizando a popular linguagem de programação Java.
Com
base neste contexto, na primeira parte desta série foram apresentados conceitos
básicos para o desenvolvimento de aplicações Android, enfatizando
principalmente a criação de Interfaces Gráficas e a comunicação de dados entre activities.
Neste
artigo analisaremos o que fazer para usufruir de funcionalidades de aplicativos
externos no nosso próprio sistema, através das classes Intent e IntentFilter. Esse
recurso é viável graças à inovadora arquitetura do Android, que permite que os
sistemas instalados no dispositivo se comuniquem com muita facilidade entre si.
Também
será abordado o SQLite, uma tecnologia usada para persistir dados que funciona
como um mini SGBD (ler Nota DevMan 1). Trata-se de uma ferramenta open source bastante
utilizada no desenvolvimento de software, por se tratar de uma tecnologia leve
e segura. O SQLite se adequou perfeitamente à estrutura do Android, atendendo
muito bem às necessidades de armazenamento de dados que surgem no decorrer da criação
de aplicações.
Nota DevMan 1. SQL Lite
O SQLite se trata de uma poderosa
biblioteca de banco de dados baseado em SQL (Structured Query Language) que
atua como um “mini-SGBD”, capaz de controlar diversos bancos de dados que podem
conter diversas tabelas. O desenvolvedor pode criar o banco de dados e as
tabelas, assim como manipular seus dados através dos comandos DDL (Data
Definition Language) e DML (Data Manipulation Language) do SQL padrão. Isso
traz um ganho considerável de produtividade, pois o desenvolvedor agora pode
apenas focar nas regras de negócio, tendo em vista que os serviços para
persistência de dados são fornecidos pelo SQLite. Entretanto, o SQLite é muitas
vezes utilizado para armazenar dados simples, como conteúdo de campos,
configurações do aplicativo e pequenas quantidades de dados, o que não é a
situação ideal.
Como se comunicar com outros
aplicativos
Os
prazos apertados para a construção de softwares é sem sombra de dúvida um
problema partilhado pela maioria das empresas de tecnologia no Brasil e no
mundo. Obviamente qualquer tecnologia que incentive o reuso e a colaboração
será muito bem aceita pelo universo das fábricas de software devido ao tempo
que pode ser economizado na etapa de desenvolvimento e análise do sistema.
Foi
pensando nesse cenário que a arquitetura do Android foi desenhada, permitindo
que as aplicações se comuniquem entre si, mesmo pertencendo a criadores
diferentes. Para isso, basta que o autor da aplicação disponibilize “filtros”
que permitam o acesso a recursos do seu próprio sistema por aplicações de
terceiros.
Mas antes
de nos aprofundarmos nessa questão, vamos analisar a forma com a qual os
aplicativos instalados se comportam no Android. Superficialmente temos a
impressão de que os aplicativos instalados não possuem qualquer ligação entre
si, porém não é isso o que realmente ocorre. Quando um aplicativo é instalado em
um dispositivo Android, ele se integra automaticamente aos outros sistemas que
ali estavam, como se todos se transformassem em um só.
As
vantagens geradas por esse modelo são inúmeras. Para compreender este conceito,
imagine uma situação em que você precise de um leitor de código de barras
integrado a sua aplicação. Felizmente já existe um sistema que tem este tipo de
funcionalidade, porém seria um incomodo para o usuário sair da aplicação, abrir
a outra que possui este recurso, ler o código de barras, anotar em um papel e
em seguida entrar com os dados no seu aplicativo novamente.
No
Android é possível fazer a integração entre os dois sistemas de forma simples e
transparente para o usuário. Para isso, basta que a aplicação do terceiro disponibilize
um filtro (IntentFilter) para que os outros sistemas possam fazer uso dele.
Conforme
visto no primeiro artigo, as IntentFilters são registradas geralmente no
arquivo de configuração da aplicação, o AndroidManifest.xml,
e servem para interceptar ações que são disparadas pelas Intents.
Quando
disparamos uma intent, é como se enviássemos uma mensagem para o sistema
operacional solicitando que alguma ação aconteça. Essa solicitação percorrerá
todos os aplicativos instalados procurando por uma IntentFilter específica, e caso
ela seja encontrada, a ação desejada será executada.
Essa
ação geralmente implica na exibição de alguma Activity ou o início de algum
serviço. No decorrer do artigo esse tópico será mais bem explicado.
Portanto, o exemplo exposto acima se comportaria da seguinte maneira: quando
existir a necessidade de ler um código de barras, uma Intent da sua aplicação será disparada solicitando um leitor de
código de barras. A mensagem disparada pela Intent da sua aplicação percorrerá
as outras aplicações instaladas até encontrar a IntentFilter do aplicativo de
código de barras, que então será executado. Após a captura do código de barras,
uma String que representa o código lido será enviada de volta para a aplicação
de origem, que poderá processar essa informação como bem desejar.
Filtrando Solicitações – IntentFilter
Antes
de analisarmos um exemplo prático, vamos detalhar um pouco mais o que é a
estrutura IntentFilter. Já sabemos que a classe IntentFilter tem o objetivo de
filtrar requisições provocadas pelas Intents e geralmente são registradas no ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
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