Olá pessoal! No último artigo, demos inicio à série sobre o Python. Na ocasião, nós montamos o ambiente e fizemos nossa primeira aplicação, o clássico “Hello Word”. Pois bem, hoje mostraremos como fazer entradas de dados no Python, incrementando um pouco mais nosso aprendizado.

Vamos criar um novo projeto, ou então usar o projeto usado no último artigo. Neste nosso exemplo, vamos criar uma aplicação que lê dois valores que o usuário digitará e no final, vamos exibir a soma dos dois. Escreva o seguinte código na aplicação.


num1 = input('Entre com o 1º valor: ')

num2 = input('Entre com o 2º valor: ')

soma = num1 + num2

print "A soma é",soma

Vamos analisar o código. Reparem que as linhas 12, 14 e 16 possuem algo em comum, as três possuem uma variável que está recebendo um determinado valor. As variáveis no Python não são declaradas juntamente com os seus tipos, como é comum em outras linguagens como Java, Delphi e .Net. No Python as variáveis são implicitamente declaradas, ou seja, o tipo delas é o tipo do valor que estão recebendo.

Nas linhas 12 e 14 existe o comando input, este comando serve para ler o que o usuário digitar no prompt, neste nosso exemplo os valores informados pelo usuário serão retornados para as variáveis num1 e num2 respectivamente. A linha 16 é uma soma normal das duas variáveis. E na linha 18 temos o print, que irá exibir o resultado da soma. Reparem que o texto é separado da variável por vírgula, isto se faz necessário pois a variável soma é do tipo int. Vejamos agora o resultado:

Aprendendo a programar em Python
No print acima podemos ver o resultado de nossa aplicação.

O input é utilizado para ler entradas de dados do tipo inteiro, se desejar ler entrada do tipo string utiliza-se o raw_input.

É isso aí pessoal, vamos ficando por aqui com mais esta parte de nossa série sobre Python

Espero que estejam gostando. Sintam-se a vontade para dar o feedback para estarmos sempre melhorando a qualidade dos artigos.