Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 83. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem

Clique aqui para ler esse artigo em PDF. imagem_pdf.jpg

ASP.NET

Como trabalhar com imagens em aplicações ASP.NET

 

Em aplicações Web, é comum a necessidade de trabalhar com imagens. Especialmente com fotos e com serviços de redimensionamento e aplicações de marcas, juntando diferentes imagens. Isso tudo pode ser feito no Delphi for .NET através do namespace System.Drawing.Imaging que fornece funcionalidades avançadas de imagem (GDI+). A funcionalidade básica dos gráficos é fornecida pelo namespace de System.Drawing.

Neste artigo, veremos como trabalhar com imagens em aplicações ASP.NET, usando os namespaces acima descritos. Veremos com redimensionar uma imagem, além de inserir uma marca d’água.

 

Respondendo uma imagem

Inicialmente vamos criar uma aplicação ASP.NET que responderá uma imagem, conforme um campo de consulta (QueryString), informado pelo usuário, através do link. Crie uma nova aplicação ASP.NET através do menu File>ASP.NET Web Application - Delphi For .NET. Defina um nome para a aplicação e lembre-se de estar com o IIS rodando para que o Delphi crie a pasta virtual.

Para este exemplo nomeie a aplicação como “Foto01”. Acesse o Page_Load e digite o código da Listagem 1. O código está comentado, de forma que fica fácil o entendimento.

  ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo