Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 17 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem

Projeto

Prototipação no Desenvolvimento de Software

Aprenda a criar protótipos de interfaces com a ferramenta Axure

 

De que trata o artigo:

Esse artigo apresenta algumas definições sobre a prototipação no desenvolvimento de sistemas de informação, seus diferentes tipos como prototipação de baixa e alta fidelidade, prototipação throw-away e prototipação evolutiva, wireframes, suas aplicações, vantagens e desvantagens. Além disso, mostra a utilização de uma ferramenta capaz de gerar protótipos de vários tipos dependendo de qual linha o desenvolvedor deseja seguir.

 

Para que serve:

  No passado, protótipo tinha como principal finalidade avaliar os requisitos de um sistema através do desenvolvimento tradicional. Atualmente, os limites entre a prototipação e o desenvolvimento do sistema se confundem, e muitas vezes estes sistemas são construídos numa abordagem evolucionária. Serão esclarecidos alguns conceitos que permitirão ao desenvolvedor avaliar qual é o melhor caminho a seguir e utilizar uma ferramenta para tal, o Axure RP Pro.

 

Em que situação o tema é útil:

De maneira geral a prototipação é positiva, trazendo melhoria na facilidade de uso do sistema, maior aproximação do sistema com as necessidades dos usuários, melhoria da qualidade do projeto, facilidade de manutenção e redução no esforço de desenvolvimento. Entretanto, não pode ser um processo que tome muito tempo nem esforço dos programadores. Para isso, será demonstrado uma forma rápida de se construir protótipos inteligentes e wireframes através do Axure RP Pro.

 

De acordo com o dicionário, protótipo significa: primeiro tipo ou exemplar; original, modelo. Versão parcial e preliminar de um novo sistema de computador ou de um novo programa, destinada a teste e aperfeiçoamento. Essa definição nos desperta para a sua funcionalidade, que nos faz pensar e decidir qual é a melhor maneira de utilizá-lo.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo