Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 54. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

T-FAMILY: Verdana; mso-ansi-language: PT-BR">Web

Usando recursos do AJAX com Ultimate Ajax e NetAdvantage

Aproveite ao máximo ações assíncronas na Web

 

Neste artigo veremos

·         Componente para implementação do AJAX com UltimateAjax;

·         DataBinding com UltraWebGrid usando recursos do AJAX.

Qual a finalidade

·         Incentivar o uso da tecnologia AJAX através de componentes próprios ou de terceiros.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         No desenvolvimento de novos Web sites, com controles dinâmicos como ComboBoxes, DataGrids ou ListBoxes.

 

Resumo do DevMan

AJAX tem sido um recurso muito utilizado pelos desenvolvedores atualmente para transformar suas aplicações mais parecidas com os poderosos Windows Applications. Veja como isso é possível através de componentes de terceiros, caso queira economizar sua curva de aprendizado.

 

Cada vez mais as aplicações Web estão se aprimorando e tornando sofisticadas, se aproximando muito das aplicações Windows. Por enquanto nem tudo que uma aplicação Windows faz é possível numa aplicação Web, porém desde a criação do AJAX (Asynchronous Javascript And XML), as aplicações Web começaram a ter um comportamento mais parecido com as aplicações Windows. Quem não se lembra de formulários antigos onde as páginas “piscavam” a cada submit? Ou então, ao trocar de item em um combobox, uma nova página ou até mesmo a mesma página “piscava” para que outros comboboxes fossem preenchidos e assim por diante. A vantagem do AJAX é que toda parte dinâmica é rodada no próprio browser do cliente, que com auxílio do Javascript faz solicitações ao servidor em background, dando a impressão de continuidade ao usuário.

Na verdade, AJAX não é uma tecnologia nova e também não faz mágica. Ele simplesmente trata solicitações assíncronas junto a um servidor web usando, por exemplo, o IIS (Internet Information Services). Vale lembrar que o servidor Web manda para o cliente, puro e simplesmente textos em HTML com scripts escritos em JavaScript, que fazem interação com várias tecnologias como DOM, XMLHttpRequest, XHTML, CSS, XML e XSLT.

No começo, os desenvolvedores de páginas Web tinham que ter um domínio razoável da programação JavaScript para lidar com o AJAX. Não que fosse incrivelmente complicado, mas era sim bem trabalhoso construir uma aplicação pequena usando AJAX. Depois de um tempo o AJAX veio a público com o projeto codenome ATLAS, que depois se tornou no primeiro release oficial com o nome ASP.NET AJAX. Agora o próprio Visual Studio 2008 tem incorporado templates para uso do AJAX. Mas as empresas desenvolvedoras de ferramentas para o Visual Studio foram mais adiante. Empresas como a DevExpress, Infragistics, Nitobi e Karamasoft desenvolveram componentes sofisticados sob a arquitetura do AJAX. Neste artigo iremos mostrar alguns componentes da Karamasoft, que é bem simples e da Infragistics que é bem mais profissional. Tanto um como outro não são componentes gratuitos, mas é possível baixar a versão de avaliação.

 

Iniciando

Para demonstrarmos os exemplos desse artigo, usaremos o Visual Studio 2008 e o produto NetAdvantage for ASP.Net da Infragistics (www.infragistics.com/dotnet/netadvantage/aspnet.aspx#Overview) e o UltimateAjax da Karamasoft (www.karamasoft.com). Os dois produtos dão suporte ao .Net framework 2.0, 3.0 e 3.5. Também vamos usar o banco de dados AdventureWorks para SQL Server 2005 ou SQL Server 2005 Express Edition. Caso não o tenha, você pode baixá-lo no site www.codeplex.com/MSFTDBProdSamples/Release/ProjectReleases.aspx?ReleaseId=4004 e escolher a versão adequada (32 ou 64 bits). Ambos os softwares devem ser instalados no modo Administrador no Windows Vista ou com privilégios de administrador no Windows XP.

 

UltimateAjax

O UltimateAjax é um produto leve e fácil de usar, apesar de que em alguns casos, ainda temos que escrever algumas linhas de código em JavaScript. E mesmo com apenas um componente, é possível usá-lo para diversos fins.

Vamos criar um novo Web Site chamado UltimateAjaxDemo, com C#. Na barra de ferramentas do Visual Studio deve aparecer uma aba de nome Karamasoft. Se ela não aparecer, crie a nova aba. Para isso, clique com o botão direito na caixa de ferramentas e escolha a opção Add Tab (Figura 1) e nomeie de Ultimate Ajax. Em seguida clique com o botão direito na tab que acabara de criar e clique na opção ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo