Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 56. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

lass=Topico style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> 

.NET Framework

XML no .net

Tudo sobre leitura e gravação de documentos XML, XPath e LINQ to XML

 

Nesse artigo veremos

·         XML;

·         XmlReader e XmlWriter;

·         XmlDocument;

·         XPath;

·         LINQ to XML.

Qual a finalidade

·         Explorar as possibilidades de se interagir com XML na plataforma .NET com a linguagem C#.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Aplicações que contenham funcionalidades de integração de dados através do formato XML.

 

Resumo do DevMan

XML é um padrão para dados cada vez mais utilizado em todo o mundo. Com auxílio do .Net Framework e do Visual Studio, somos capazes de manipular documentos XML com bastante facilidade, utilizando o DOM do XML e também o XPath.

 

Quando eu ouvi falar de XML pela primeira vez não sabia ao certo para que servia. À primeira vista me pareceu algo muito simples, apenas um formato de arquivo para armazenamento e transferência de dados, que usa uma notação parecida com a do HTML.

         Aos poucos fui vendo que o assunto não era tão simples assim. Cada vez que eu lia e aprendia mais a respeito de XML, percebia sua complexidade e importância. O fato é que o XML não é apenas um formato de arquivo para transferência de dados, é toda uma plataforma padronizada. Cheia de regras, formatos, linguagens e especificações.

Eu poderia usar todo o espaço dessa revista para falar de XML, e mesmo assim precisaria de pelo menos doze edições para poder abordar todas as particularidades do XML. Como não temos todo esse espaço, dedicarei esse artigo a uma introdução ao XML na plataforma .NET Framework.

 Iremos explorar os recursos que a plataforma .NET Framework oferece para programadores .net interagirem com o XML. Desde os recursos mais simples e básicos para leitura e gravação no formato XML, até as técnicas de XPath e o novíssimo LINQ to XML.

 

O que é XML?

XML (sigla de eXtensible Markup Language) é um padrão amplamente utilizado por aplicações Web, e recomendado pelo W3C (World Wide Web Consortium). Iniciado em meados de 1990 o projeto que deu origem ao formato XML, surgiu da insatisfação quanto à falta de padronização dos formatos existente até então.

         Surgiu então o formato XML, que combina a flexibilidade da SGML (sigla de Standard Generalized Markup Language, ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica) com a simplicidade do HTML.

         Cada dia é mais comum o uso do XML para o armazenamento ou transporte de dados entre as aplicações, sejam elas Web ou Windows. Veja na Listagem 1 um exemplo clássico de um arquivo XML, neste caso utilizado para armazenar os dados de clientes de uma determinada empresa.

 

Listagem 1. Exemplo de arquivo XML

                  

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>

<clientes>

<cliente>

                   <nome>Padaria do Joaquim</nome>

                   <cidade>Piracicaba</cidade>

                   <uf>SP</uf>

                   <contato>

                   <nome>Joaquim</nome>

                   <email>joaquim@padaria.com.br</email>

                   </contato>

         </cliente>

         <cliente>

                   <nome>Oficina do Tião</nome>

                   <cidade>Saltinho</cidade>

                   <uf>SP</uf>

                   <contato>

                   <nome>tiao</nome>

                   <email>tiao@oficina.com.br</email>

                   </contato>

         </cliente>

         <cliente>

                   <nome>Sorveteria GelaGuela</nome>

                   <cidade>Santa Barbara do Oeste</cidade>

                   <uf>SP</uf>

                   <contato>

                   <nome>maria</nome>

                   <email>maria@gelaguela.com.br</email>

                   </contato>

         </cliente>

</clientes>

 

         Note que um arquivo XML tem uma estrutura similar a de arquivos HTML, que são organizados em tags de marcação. A diferença é que no XML você pode criar as suas próprias tags, construindo arquivos para armazenar a sua estrutura de dados específica.

        

Nota do DevMan

 

W3C:

 

O World Wide Web Consortium é um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovem sua evolução e asseguram a sua interoperabilidade. O W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web.

 

Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares, PDAs, eletrodomésticos, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

 

Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.

 

Padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares, contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação.

 

É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas.

 

SGML:

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo