iFrames permitem ao desenvolvedor visualizar múltiplos documentos em janelas independentes. Este recurso consiste na apresentação de páginas web dentro de outras páginas web. A utilização dos iframes em conjunto com Javascript possibilita a criação de funcionalidades que tornam as aplicações web mais atrativas.

Uma das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento de aplicações web é a apresentação de informações complementares sobre determinados itens de um formulário. Inicialmente, pode-se utilizar a propriedade tooltip do componente para exibir tais informações, mas quando se deseja aplicar uma formatação mais rebuscada, percebe-se que esse recurso é inadequado para esse fim.

Da necessidade de exibir conteúdo complementar e formatado de maneira a atender às necessidades dos sistemas web desenvolvidos pela Cesama, surgiu a solução proposta neste artigo, no qual são apresentadas considerações preliminares sobre o iframe, seu mecanismo de funcionamento e suas propriedades para, em seguida, se apresentar um projeto no Microsoft Visual Web Developer 2008 Express Edition , desenvolvido com o fim de exemplificar sua utilização.

O iframe

Antes de abordar as características do iframe é necessário se falar um pouco sobre o frame – que em português significa janela – é uma tag do HTML que tem a funcionalidade de dividir a página em vários espaços independentes, sendo que cada uma dessas áreas deve ser codificada em páginas HTML também independentes. Dessa forma, cada frame contém propriedades específicas de acordo com a página HTML associada.

O iframe, também chamado de “floating frame”, é um componente HTML que define um in line-frame que será incluído como objeto externo ao documento atual em uma subjanela do navegador web. Isso não significa inclusão plena, ou seja, os dois documentos permanecem independentes, sendo tratados como documentos completos, em vez de serem tratados como partes um do outro. iframe possui os atributos relacionados na Tabela 1.

Tabela 1. Atributos do iframe
Atributo Valor Descrição
Src "URL" O endereço do conteúdo que será apresentado no iframe
name "string" Nome de identificação do iframe.
longdesc "URL" Remete para um documento que contém uma descrição (ainda não é suportado).
width Número de pixels ou percentual Largura.
height Altura.
align "top" Alinha o conteúdo apresentado verticalmente no topo do iframe.
"bottom" Alinha o conteúdo apresentado verticalmente no fundo do iframe.
"middle" Alinha o conteúdo apresentado verticalmente no centro do iframe.
"left" Alinha o conteúdo apresentado à esquerda do iframe.
"right" Alinha o conteúdo apresentado à direita do iframe.
frameborder "1" Especifica que a borda será apresentada, este é o valor padrão.
"0" ...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo