Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 58. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

FT: 5.4pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: black 1pt solid; WIDTH: 420pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: black 1pt solid; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-left-alt: solid black .5pt; mso-border-bottom-alt: solid black .5pt; mso-border-right-alt: solid black .5pt" vAlign=top width=560>

·         Utilização de um IFrame para exibição de dados complementadores de um determinado registro no GridView.

Qual a finalidade?

·         Apresentação de informações complementares, como detalhamento de informações sobre um determinado registro do BD.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em qualquer aplicação que seja interessante dinamizar a exibição de diversas informações, facilitando a navegabilidade do usuário.

 

Resumo do DevMan

iFrames permitem ao desenvolvedor visualizar múltiplos documentos em janelas independentes. Este recurso consiste na apresentação de páginas web dentro de outras páginas web. A utilização dos iframes em conjunto com Javascript possibilita a criação de funcionalidades que tornam as aplicações web mais atrativas.

 

Uma das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento de aplicações web é a apresentação de informações complementares sobre determinados itens de um formulário. Inicialmente, pode-se utilizar a propriedade tooltip do componente para exibir tais informações, mas quando se deseja aplicar uma formatação mais rebuscada, percebe-se que esse recurso é inadequado para esse fim.

Da necessidade de exibir conteúdo complementar e formatado de maneira a atender às necessidades dos sistemas web desenvolvidos pela Cesama, surgiu a solução proposta neste artigo, no qual são apresentadas considerações preliminares sobre o iframe, seu mecanismo de funcionamento e suas propriedades para, em seguida, se apresentar um projeto no Microsoft Visual Web Developer 2008 Express Edition , desenvolvido com o fim de exemplificar sua utilização.

 

O iframe

Antes de abordar as características do iframe é necessário se falar um pouco sobre o frame – que em português significa janela – é uma tag do HTML que tem a funcionalidade de dividir a página em vários espaços independentes, sendo que cada uma dessas áreas deve ser codificada em páginas HTML também independentes. Dessa forma, cada frame contém propriedades específicas de acordo com a página HTML associada.

O iframe, também chamado de “floating frame”, é um componente HTML que define um in line-frame que será incluído como objeto externo ao documento atual em uma subjanela do navegador web.  Isso não significa inclusão plena, ou seja, os dois documentos permanecem independentes, sendo  tratados como documentos completos, em vez de serem tratados como partes um do outro.  iframe possui os atributos relacionados na Tabela 1.

 

Atributo

Valor

Descrição

Src

"URL"

O endereço do conteúdo que será apresentado no iframe

name

"string"

Nome de identificação do iframe.

longdesc

"URL"

Remete para um documento que contém uma descrição (ainda não é suportado).

width

Número de pixels ou percentual

Largura.

height

Altura.

align

Este artigo é exclusivo para assinantes. Descubra as vantagens
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo
autor
Por Adriano Em 2009
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.