Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=751>

·         Conceitos básicos de WCF;

·         Configuração e disponibilização de serviços em diferentes ambientes;

·         Como criar uma aplicação distribuída com WCF.

Qual a finalidade

·         Apresentar mais a fundo o WCF e demonstrar como criar uma aplicação distribuída que expõe serviços através de hosts diferentes.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Aplicações que se encontram em ambientes distribuídos precisam se comunicar com outras aplicações. Com o WCF, a criação deste tipo de aplicação é muito facilitada.

 

Resumo do DevMan

O Windows Communication Foundation (WCF) é um excelente recurso para a criação de aplicações SOA, permitindo criar aplicações distribuídas e baseadas em padrões aceitos em todo o mundo. Aplicações feitas com WCF ainda podem ser estendidas com facilidade, e configuradas para utilizar outros protocolos e modelos de segurança sem precisar de recompilação. Neste artigo veremos um pouco mais sobre o WCF e como criar os serviços em hosts diferentes.

 

Com a necessidade de criar aplicações cada vez mais complexas e integradas, muitas vezes precisamos recorrer à utilização de serviços para que a comunicação entre as aplicações possa ser estabelecida. Em meio a esse contexto e à ampla aceitação da arquitetura SOA, surge o Windows Communication Foundation (WCF).

Veremos neste artigo como utilizar o WCF para a criação de serviços e como disponibilizá-los em diferentes ambientes para que possam ser utilizado pelas aplicações cliente.

 

Uma breve introdução sobre o WCF

O WCF é parte do .Net Framework 3.0. Ele traz uma infra-estrutura criada para enviar mensagens entre a aplicação cliente e a aplicação host (servidor) em um ambiente de aplicações distribuídas.

Cada serviço, para ser exposto através do WCF, deve atender a alguns requisitos. Ele deve possuir:

·         Um contrato, e sua implementação concreta;

·         Uma configuração de Binding;

·         (ao menos) um EndPoint.

 

Um Binding é uma configuração de como um EndPoint de um serviço WCF se comunicará com outros EndPoints. O Binding especifica, inclusive, qual protocolo de comunicação será utilizado. O EndPoint, por sua vez, define como as funcionalidades dos serviços WCF serão acessadas. Esses ter requisitos são conhecidos por ABC, por ser obrigatório que o serviço possua um endereço de endpoint (Address), um Binding, e um Contrato.

 

Cenário         

Vamos utilizar aqui uma aplicação bastante simples: uma listagem contendo dados dos profissionais de recursos humanos. Com base nessa listagem, será realizado o envio de uma notificação àqueles profissionais, onde os seguintes requisitos deverão ser atendidos:

 

1.      Um web service disponibilizará uma consulta de todos os profissionais de recursos humanos da companhia;

2.      A aplicação terá apenas um formulário onde todos os profissionais de recursos humanos serão listados;

3.      Neste mesmo formulário, o envio de uma notificação aos profissionais deverá ser disponibilizada;

4.      O envio da notificação não poderá ser feito se outro processo de notificação estiver em andamento.

 

Para atender ao requisito 1, ao invés de criarmos um web service clássico, vamos utilizar aqui um serviço WCF que terá como host o Internet Information Services.

Quanto ao requisito 4, temos duas opções: utilizar remoting ou criar outro serviço WCF, hospedando-o desta vez em um Windows Service. Como já era de se esperar, vamos utilizar um WCF novamente, porém, neste caso, devemos levar em consideração o ambiente em que a aplicação será instalada. Se o host do serviço e o cliente forem instalados na mesma máquina, a melhor opção é utilizarmos o Binding NetNamedPipe, que abre um canal de comunicação direto na infra-estrutura do próprio Windows, e é bem mais rápido do que os outros protocolos. Se não forem ficar na mesma máquina podemos utilizar qualquer um dos outros Bindings providos pela infra-estrutura do WCF, cujos principais estão listados na Tabela 1. Você pode, inclusive, customizar estes Bindings de acordo com sua necessidade. Vou utilizar aqui o NetNamedPipe, porém a configuração dos outros Bindings é muito parecida.

Escolhi esta pequena aplicação de exemplo porque ela se encaixa perfeitamente no objetivo do artigo. Quanto à escolha dos hosts, acredito que são as formas mais utilizadas e dão conta da maioria dos problemas.

 

Nota do DevMan

.Net Remoting

Trata-se de uma API (Application Programming Interface) criada pela Microsoft para permitir a comunicação entre processos. O .Net Remoting permite que você crie aplicações distribuídas facilmente, separando o objeto remoto do cliente. Através do .Net Remoting podemos, por exemplo, estabelecer um canal de comunicação entre uma aplicação web e um serviço Windows, podendo ambos estarem hospedados em servidores diferentes. A diferença entre o Remoting e o WCF ou o ASMX é que o primeiro possibilita a chamada remota de objetos, enquanto nos últimos a chamada é uma chamada SOA, de serviço, onde não há manutenção remota de objetos.

 

 

Nome

Protocolo

Definição

BasicHTTPBinding

HTTP

As comunicações são estabelecidas utilizando o protocolo HTTP como meio de transporte e as mensagens são codificadas em XML, assim como os Web Services.

WSHTTPBinding

HTTP

Semelhante ao BasicHTTPBinding, esta configuração permite maiores recursos, como transações e segurança na mensagem enviada.

NetTCPBinding

TCP

As comunicações são estabelecidas utilizando o protocolo TCP como meio de transporte e as mensagens são codificadas em binário.

NetNamedPipeBinding

Windows Named Pipe

As comunicações são estabelecidas utilizando o protocolo Windows Named Pipe como meio de transporte e as mensagens são codificadas em binário. Este tipo de cofiguração é específica para comunicações onde o host e o cliente estão hospedados na mesma máquina.

Tabela 1. Principais configurações de Binding providos pela infraestrutura do WCF

 

Criando a aplicação de exemplo

Como o foco do artigo é demonstrar um pouco sobre a configuração de serviços WCF, não vou focar no desenvolvimento da aplicação e nem na construção do banco de dados. Por esse motivo, vou utilizar neste exemplo o AdventureWorks, que trata-se de um banco de dados de exemplo e encontra-se disponível no endereço tinyurl.com/advworks.  Para este exemplo, vou utilizar o Visual Studio 2008, mas todas as funcionalidades aqui demonstradas são suportadas pelo Visual Studio 2005. Se você utilizar Visual Studio 2005 precisará, neste caso, instalar as extensões para o WCF disponível no endereço tinyurl.com/wfvs2005.

A solução possui, ao todo, 7 projetos: 4 Class Libraries, 1 Windows Service e 2 Web Applications, expostos na Tabela 2. A Figura 1 exibe os projetos no Solution Explorer do Visual Studio. Crie esta estrutura no Visual Studio.

 

Nome da Classe

Definição

DAL

Projeto do tipo ClassLibrary responsável pela camada de acesso a dados

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo

Confira outros conteúdos:

Assista grátis a nossa aula inaugural
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>

Perguntas frequentes

Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital. Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários. Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido! Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos. Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato. Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades. Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam. Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo. Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile. Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado. Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes. Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno. Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho. Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00. Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos". Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :) As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso! Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos. Temos um trato?
autor
Por Osmar Em 2009

Nossos casos de sucesso

Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.

Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado! Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um Full-Stack Dev!

Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!

Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.

Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!

Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.

Wanderson Oliveira

linkedin

Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!

Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!

Eduardo Dorneles

linkedin

Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!

Adauto Junior

linkedin

Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar