Ao desenvolver uma aplicação onde iremos utilizar uma interface gráfica devemos colocar os componentes de forma que o usuário navegue de forma intuitiva pelo form .

O Visual Studio nos ajuda nesta tarefa disponibilizando vários componentes que gerenciam como eles serão organizados dentro deles, estes componentes são chamados de
contêiner.

O FlowLayoutPanel coloca os componentes na horizontal e quando os mesmos não cabem os pões na vertical. Na figura abaixo temos um exemplo.


O GroupBox serve para separar os componentes conforme sua origem, no exemplo abaixo criamos dois contêiners (clientes e produtos) bem-parecido com os frames do VB 6.0.



O Panel e o mais simples de todos se parece muito com o GroupBox mas não tem título, neste exemplo usamos a propriedade backcolor para diferenciar, mas cada um tem seu estilo.


O SplitContainer divide a área em dois ou mais painéis podendo dimensionar as áreas em tempo de execução.




O TabControl e muito útil pois nos da possibilidade de abrir varias abas e cada aba podem conter um conteúdo.


O TableLayoutPanel o seu conteúdo e mostrado de forma tabular, nas propriedades você pode configurar linha a linha, pode ainda adicionar um Panel e abrigar mais de um controle, ai vai da sua imaginação.