Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo serão apresentadas algumas novidades para os desenvolvedores de aplicativos para o sistema iOS da Apple. Será discutido como realizar a instalação da IDE Xcode e quais são os requisitos para programar com a nova linguagem da Apple, o Swift. Em seguida apresentaremos vários recursos presentes na Swift considerando sua sintaxe, como declarar variáveis simples e opcionais, funções, variáveis tipadas, constantes, classes, construtores e métodos e atributos de uma classe. Para exemplificar os recursos da linguagem, criaremos algumas classes Swift que simulam um PDV virtual para venda de produtos, sendo necessário informar os dados do um cliente através da passagem de parâmetro utilizando objetos. A discussão deste tema é útil porque permitirá a você a iniciar o desenvolvimento de aplicações iOS utilizando a nova linguagem de programação disponibilizada pela Apple.

Aplicativos que rodam no iOS nos dispositivos iPhone e iPad eram, até certo tempo atrás, desenvolvidos com a linguagem de programação Objective-C. Mais recentemente, a Apple criou uma nova linguagem para o iOS e OS X, a linguagem Swift, que demonstra ser mais intuitiva e produtiva para os desenvolvedores, isso sem comentar a simplicidade de desenvolver aplicativos utilizando ela.

Segundo a Apple, o iOS 8 é a versão com mais recursos para desenvolvedores desde o lançamento da App Store. Vejamos a seguir algumas novidades para os desenvolvedores e usuários em relação aos recursos e novas APIs:

Ø Aumento do número das opções de compartilhamento para que usuários tenham mais lugares para compartilhar o que for necessário como fotos, vídeos, sites e outros conteúdos com sites de mídia social, como o Facebook e o Twitter;

Ø Possibilidade de colocar marca d'água em documentos, adicionar um item a uma lista de desejos ou traduzir um texto;

Ø A central de notificações também teve melhorias, por exemplo, o desenvolvedor pode adicionar widgets que avisam e mostram o status de uma app;

Ø Os desenvolvedores podem criar novos teclados que o usuário instala e usa em todo o seu sistema. Uma vez que eles estejam disponíveis, pode ser escolhido o layout ou modo de digitar preferido do usuário.

Também foram inseridos novos kits e APIs para desenvolvedores de jogos, possibilitando a criação de jogos 2D ou 3D com maior aproveitamento de processamento. Vejamos a seguir alguns dos principais kits de desenvolvimento de jogos no iOS 8:

  • Metal: os desenvolvedores podem criar jogos de alta complexidade. Ele foi aprimorado para que a CPU e a GPU trabalhassem em conjunto para chegar ao melhor desempenho possível. O Metal também foi estruturado para multithreading e vem com várias ferramentas para definir tudo que for necessário com a IDE Xcode;
  • SpriteKit: os desenvolvedores criam jogos em 2D de alto desempenho, mas que consomem menos bateria. O iOS 8 traz vários aperfeiçoamentos que deixam os jogos em 2D ainda melhores. Essas novas tecnologias ajudam os personagens dos jogos a se movimentar com mais naturalidade. Fica mais fácil para os desenvolvedores colocar campos de força, detectar colisões e gerar novos efeitos de iluminação nos jogos;
  • SceneKit: permite renderizar cenas de jogos em 3D para efeitos mais casuais. Ele possui mecanismos e maneiras mais fáceis para definir as ações de objetos em 3D. Além disso, os desenvolvedores podem tirar proveito da total integração com o SpriteKit e usar seus materiais nos jogos em 3D.

Outra novidade é a Swift. Ela é uma nova linguagem de programação desenvolvida pela Apple para que desenvolvedores possam desenvolver apps facilmente para dispositivos com sistema da Apple, neste caso para os sistemas iOS e MAC OS X. Trata-se de uma linguagem com características para o desenvolvimento de aplicações robustas. Fazendo uma pequena comparação entre a linguagem Objective-C e Swift, o Swift apresenta uma sintaxe mais agradável para programar e é de fácil aprendizado por parte de programadores iniciantes e também para quem vem de outras linguagens de programação.

Um ponto importante a ser destacado no desenvolvimento com Swift é que se pode facilmente agregar bibliotecas desenvolvidas em Objective-C em projetos com Swift. Desta forma, você pode facilmente aprimorar suas Apps com Swift.

Projeto de exemplo Swift com iOS 8 no simulador do iPhone

Antes de iniciamos a configuração necessária para o desenvolvimento de aplicações com Swift e iOS 8, é importante conhecer o Xcode e os requisitos para desenvolver os apps.

Xcode é a IDE para desenvolvimento de aplicações para os sistemas ...

Este artigo é exclusivo para assinantes. Descubra as vantagens
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo