Aplicação Comercial Web ou Desktop

29/09/2015

0

Olá! Quero desenvolver uma aplicação comercial, com funcionalidades de cadastros de cliente e fornecedores, vendas, controle de estoque, relatórios e etc a fim de conseguir alguns possíveis clientes na minha cidade. Gostaria de saber a opinião do pessoal aqui do fórum, qual a melhor plataforma para essa solução, web ou desktop?
Li bastante sobre o assunto, porém gostaria de saber a opinião de vocês. Sei que web leva muita vantagem nas questões de distribuição e atualizações, porém fico com o pé atrás nas questões de acessibilidade e desempenho!

Muito obrigado!
Wilmar Santos

Wilmar Santos

Responder

Post mais votado

01/10/2015

Eduardo para explicar o porque existem limitações para emissão do CF-e no estado de São Paulo via WEB, teria que pedir para vc ler a especificação para entender o projeto SAT.

Mas sendo bem básico e superficial, o hardware SAT precisa estar conectado via USB no servidor e receber vendas de vários PDVs, valida-las, assina-las e depois enviar para o SEFAZ a venda e devolver para o sistema o XML de assinado, com isso vc imprimi um extrato na sua impressora, imagine isso como ir ao mercado.

Mas acredito que a aplicação do colega que postou a dúvida não envolva PDVs.

William

William
Responder

Mais Posts

29/09/2015

Eduardo Pessoa

Para sistemas web devemos considerar alguns pontos, na cidade aonde mora, os planos de internet são bons? velocidade, suporte, todas as empresas que pensa em comercializar seu sistema possuem acesso a internet?
Responder

29/09/2015

William

Outro pronto importante, quando vc fala em "Vendas" seria um PDV?

Se sim, então está pensando em emissão de SAT CF-e ou NFC-e (Cupom Fiscal Eletrônico), tem que considerar muito essa questão de ser WEB ou não!
Responder

29/09/2015

Jhonatan Amaral

Eu fiz um sistema de gerenciamento de um funerária completo vendas, sócios, funcionários, etc.. em delphi aplicação local usando banco de dados online e ficou muito bom.. uso a próprio ftp pra atualizar o sistema... gostei muito de trabalhar assim.. pois essa empresa tem 16 filiais.. aplicação local base de dados online..
Responder

30/09/2015

Eduardo Pessoa

William poderia esclarecer essa questão de web com SAT CF-e ou NFC-e (Cupom Fiscal Eletrônico), ainda não é possivel?
Responder

01/10/2015

Eduardo Pessoa

Pelo que escreveu é bem complicado, fazer sozinho se torna uma tarefa "pior" ainda.
Responder

01/10/2015

Juliano Oliveira

Wilmar, como já mencionado, você deve pesar bem as características do software que você quer disponibilizar, e então pesar os prós e contras.
Já trabalhei em inúmeros projetos de ambos os tipos, e sempre há vantagens nos dois tipos. Atualmente tudo em que trabalho é ou está sendo migrado para a plataforma web.
Motivos, são muitos para usar web:
Tecnologia atual é muito importante, pois é fácil encontrar alguém para dar manutenção em javascript e em html... Já em delphi, windows forms, vai ter que escavar um dinossauro programador.
Escalabilidade, responsividade(seu cliente vai se apaixonar por você se ele puder usar o computador, o tablet, o celular e até a televisão, no mesmo endereço);
Hoje em dia o bootstrap facilita sua vida demais para construir uma aplicação bonita e robusta, visualmente falando.
Obviamente internet interfere, e tens que pesar demais isso.

Mas se você observar o grandioso movimento das empresas desktops indo para a web, não vai pensar duas vezes.
Responder

01/10/2015

William

Colega Juliano concordo com vc em 99%, até porque trabalho com desenvolvimento WEB e realmente é uma realidade o desenvolvimento de aplicações WEB.

Mas discordo totalmente desse termo "vai ter que escavar um dinossauro programador", tenho vários colegas e clientes que presto consultoria em desenvolvimento que trabalham com Delphi e C# para desktop isso em São Paulo, se você for para sul do país principalmente Santa Catarina então é mais forte ainda o Delphi.
Responder

01/10/2015

Juliano Oliveira

Claro William, concordo plenamente com você. Concordo também que a minha expressão foi forte, mas é no sentido de que profissionais deste tipo normalmente são mais caros, até por serem mais raros.
Onde eu trabalho também temos programadores em delphi e C# para desktop(são estes que estão sendo migrados para a web), eu mesmo sou um destes programadores(mas sei só o básico do básico).
O que eu quis dizer foi que são linguagens que estão sendo gradativamente abandonadas, e que ninguém hoje as estuda/aprende, pelo motivo óbvio de ser um investimento com futuro comprometido. Porque você escolheria fazer seu no software com uma tecnologia descontinuada, no caso do delphi?

Mas sim, existem programadores e ainda são muitos, mas por quanto tempo?
Responder

01/10/2015

William

Cuidado hein, se elas forem descontinuadas quando vc for no mercado terá que esperar a internet estabilizar ou voltar para imprimir seu extrato de Cupom fiscal eletrônico rsrsr

Mas tranquilo, tenho motivos para acreditar que no ramo de automação comercial será mais complicado implementar 100% de WEB.
Responder

08/12/2015

Carlos Leitão

Boa tarde.

Desculpem por ressuscitar o post.
Mas assim.

As tecnologias Delphi e/ou Windows Form não foram descontinuadas como citado acima.

No Visual Studio 2015 você consegue iniciar normalmente um projeto Windows Form. O que a Microsoft irá descontinuar são os projetos WebForm, em troca pelo ASP.net MVC
Sobre o Delphi, a Embarcadero lançou esse ano o RAD Studio Delphi X10 com suporte a desenvolvimento para Android, IOS e MAC OS nativamente.

Para automação comercial, onde existe a necessidade do uso de alguns periféricos, como Gaveta de Dinheiro, SAT, Balanças entre outros, ainda não consigo ver um projeto WEB funcionando, sem que você precise quebrar MUITO a cabeça.

Particularmente, te indicaria usar o DELPHI, que na versão XE7 está bem estável com o pacote de componentes ACBR (brasileiro, open source e gratuito) que facilita muito integração com SAT, balanças e emissão de NFE.


Também vejo a tendência da migração das aplicações para WEB.
Mas ainda acredito que cada caso é um caso.

Espero ter ajudado.
Responder

21/10/2018

Francisco Sousa

Boa tarde a todos!

Vi aqui no forum várias duvidas quanto a utilização da plataforma desktop e web para desenvolvimento de automação comercial, confesso que também tenho essa dúvida pois pretendo entrar neste ramo de negocio. No meu caso o que gostaria de desenvolver seria um software que tenha toda sua camada de apresentação(views) na plataforma web, apenas a camada front-end, e a camada back-end acessando banco local e se for o caso, também banco nas nuvens.

Agradeço a ajuda de todos!
Responder

13/11/2018

Junior Santana

Ola galera, assunto interessante.
Tenho um sistema Web que hoje é praticamente uma aplicação comercial.
Só que, agora vem a parte de se comunicar com o Sat (Cupom fiscal), e agora?

Para mim passar tudo para Desktop vai ser um trabalho bem demorado, e por questões de infraestrutura e layout, queria continuar na Web.
Pensei em criar um robo desktop para ficar monitorando as bendas no banco online e fazer comunicação com o cupom fiscal.

Mas ainda não sei se essa é uma alternativa boa.

O que acham?
Responder

14/11/2018

Claudio Andrade

Fala Junior, blz?!

Seguinte, da uma olhada no RestDataware e você vai encontrar o melhor dos 2 mundos (web e desktop) em um único framework para delphi.
Com ele você pode fazer todo o seu back-end em delphi (ou lazarus para rodar em linux) podendo utilizar o ACBR, e do lado web você poderá usar qualquer linguagem para o front-end, ou então o próprio webpascal.
No youtube tem vários vídeos falando do projeto, que por sinal foi desenvolvido por brasileiros e estão a todo o vapor.

Abraço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar