Aplicação Delphi com banco Access em rede

15/07/2018

0

Caros, Bom dia !
Por favor !
Tenho um sistema de cadastro com banco de dados access, este funciona normalmente na maquina onde o mesmo esta instalado neste caminho:
C:\\\\SISTEMAS_DELPHI\\\\SistemaRacy_v1\\\\sof.exe.
Minha duvida É,
alguém teria uma dica de como deixar este programa em rede executando as mesmas funções onde o mesmo esta instalado (maquina1 servidor) .
segue detalhes da conexão:
ADOConnection = ADOCBANCO
Drive de conexão via connectionString delphi
Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;
Caminho do onde fica o banco
C:\\\\SISTEMAS_DELPHI\\\\SistemaRacy\\\\Win32\\\\Debug\\\\banco.mdb;
Na maquina1 servidor, já compartilhei a pasta abaixo que seria a pasta onde fica meu exe:
C:\\\\SISTEMAS_DELPHI\\\\SistemaRacy_v1\\\\sof.exe.
Na maquina2 cliente em minha rede, já consigo acessar a pasta: \\\\\\\\maquina1\\\\SISTEMAS_DELPHI\\\\SistemaRacy_v1\\\\sof.exe.,
executo o sof.exe, o mesmo abre a tela da aplicação, porém, apresenta alguns erros com a interação junto ao meu banco de dados:

Obs...: vi aqui mesmo no Fórum, algumas dicas usando arquivo ( udl ), para deixar minha aplicação em rede, porém, dentre as dicas usando o udl,
fala-se para usar: Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; ao criar o arquivo: ( conexao.udl ) e salvar na pasta do sistema,, ele não apresenta o drive solicitado no exemplo.

Desde já agradeço !
Natanael Oliveira

Natanael Oliveira

Responder

Post mais votado

16/07/2018

Bom dia.

1. Crie um arquivo UDL.
2. No Delphi em adoconnection use a opção data link e selecione seu arquivo UDL.

Postei um vídeo lá no canal:
O vídeo é curto, não possui áudio mais é muito objetivo e intuitivo.

https://youtu.be/ttNH5dExBUc

Raimundo Pereira

Raimundo Pereira
Responder

Mais Posts

16/07/2018

Reginaldo Santos

Se bem entendi, usaria uma ODBC com o caminho do banco em rede. Depois conecte o ADO á ODBC e pronto!
Responder

16/07/2018

Jerson Boer

Olá Natanael, você compartilhou o caminho onde está o banco de dados? Já tive aplicações desta forma e não apresenta problema, mas a sua aplicação deve procurar pelo banco de dados no caminho compartilhado no servidor em \\\\nomedoservidor\\pastabanco\\banco.mdb e não através do C:\\.

Uma outra opção, como disse o Reginaldo, seria criarr o ODBC, mas aí você terá que fazê-lo em todas as máquinas que forem usar a aplicação.
Responder

16/07/2018

Natanael Oliveira

Bom dia !
agradeço pelas respostas !

sim o banco já esta compartilhada na maquina (servidor),
como criaria o ODBC, na máquina servidor e nas maquinas cliente ?
tal configuração deixaria o banco acessível e atualizada para todas as maquinas ?
Responder

16/07/2018

Natanael Oliveira

Bom dia !!

Valeu !! obrigado,
vou fazer alguns teste e posto resultado.
Responder

17/07/2018

Natanael Oliveira

Boa noite!

1 º Criado o arquivos UDL,
2 º apos o duplo click,
3 º em provedor, entre os dados disponível para se conectar não tem: Microsoft.Jet.OLEDB.4.0,
conta apenas:
Microsoft OLED DB Provider for ODBC Drives
Microsoft OLED DB Provider for Search
Microsoft OLED DB Provider for SQL Server
Microsoft OLED DB Simples Provider
MSData Shaper
OLED DB Provider for Microsoft Directory services


Obs.: utilizo windows 10 x64. sera que tem algo a ver.

desde já agradeço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar