aplicativo responsivo com armazenamento em nuvem

17/11/2017

0

Bom dia.

Estou querendo desenvolver um aplicativo que tenha armazenamento em nuvem, mas que possa funcionar offline e faça a sincronização assim que o dispositivo fique online. A idéia é que o aplicativo possa ser executado em pcs via browser e em dispositivos ios e android (nesses ultimos, talvez de forma nativa). esses aplicativos usariam a mesma base de dados, com controle por login (email e senha). O grande problema é que não faço nem idéia de quais serviços e linguagens utilizar. Atualmente programo em Delphi e um pouco de Java Android.

Se alguém puder me indicar um caminho a seguir, agradeço
Juliano Rodrigues

Juliano Rodrigues

Responder

Post mais votado

17/11/2017

Fala Juliano.

Cara, é uma aplicação bem complexa, hein!?

Seguinte, pra aplicação web há diversas opções para você criar sua aplicação, porém como você quer que os dados sejam compartilhados com a aplicação android, você terá que criar uma API RESTful. Aqui na DevMedia tem vários cursos de como criar uma API em diversas tecnologias (e tem mais por vir). Eu te indico Laravel ou Django (são as que mais trabalho, hehe), há também o Java que dá um suporte bem legal.

Pra aplicação que vai consumir esses dados, você pode utilizar também o Django ou Laravel e criar seu sistema que será acessado pelo navegador em PCs. Lembrando que sua aplicação web deve fazer a comunicação com o BD via API que você vai criar.

Daí, é só criar um aplicativo e comunicar com o banco de dados através da API.

Sendo assim, num fluxo normal, seria:

1º passo: Criar a API RESTful para o sistema
2º passo: Criar a aplicação web que consuma os dados via API
3º passo: Criar a aplicação mobile que também consuma os dados via API.

É isso! Abraço.

Santos

Santos
Responder

Mais Posts

20/11/2017

Juliano Rodrigues

Obrigado por me nortear Fagner!

Acho que vou estudar o Laravel, aí já aproveito e aprendo PHP junto, hehehe. Quaisquer dúvidas, volto a perguntar aqui.

gde Abraço
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar