Auto Relacionamento M:N ?

16/11/2015

0

Um item deve ser comparado com outro item para saber qual tem o preço mais barato. Um item pode não ter sido comparado com nenhum outro item. O produto pode ser comparado com muitos outros e pode ter sido comparado por muitos outros.

Pessoal, alguém me ajuda, como eu representaria no modelo logico um auto relacionamento M:N com a notação do pé de galinha?
Eu fiz dessa forma no Toad Data Modeler, ta certo?

Aproveitando o momento, é certo dizer que esse é a representação do Pé de galinha? Esse tipo de representação não seria usada apenas no modelo conceitual?


[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/280177-20151116-190049.png[/img]
Hugo Thomaz

Hugo Thomaz

Responder

Posts

17/11/2015

Alan Mario

M:N estranho pra mim, eu conheço o N:N, N:1...
Responder

17/11/2015

Hugo Thomaz

Tb achei estranho mas nos documentos e tutorias que estou estudando tratam n:n como m:n inclusive no curso de Modelagem de Dados daqui do devmedia.

Mas alguém pode ajudar?
Responder

17/11/2015

Marcos P

Hugo,

N:N ou M:N, são siglas que representam a relação muitos:para:muitos. Nada de errado, nisso !

No seu exemplo, relacionado a produtos, repare que você usa o termo "comparado" várias vezes.

Comparar não implica, necessariamente, em um relacionamento de dados que precise ser modelado fisicamente nas tabelas.

Explico melhor : comparar preços é baseado em uma pesquisa de dados e não em relacionamento explícito de dados. A diferença pode não parecer muito importante, mas pense que a pesquisa ( de comparação ) vai acabar sendo sempre um relacionamento ( 1 : N ), pois você quer comparar o preço corrente ( 1 ), com todos os demais preços da mesma tabela ( N ).

Um relacionamento muitos:para:muitos, parte do pressuposto que a chave primária da tabela, será usada como chave estrangeira na mesma tabela. Isso não é recomendado e deve ser evitado, conforme as regras de normalização de dados.