Automação comercial feedback

23/03/2012

0

Bem, tenho interesse em começar a desenvolver para area de automação comercial, aprovaitar a carência desse serviço em minha região, andei lendo e já entendo um pouco. Queria começar a trabalhar em uma aplicação, porém não tenho cliente ainda dessa forma não tenho feedback. Eu ja entendo muita coisa (sem experiência prática) como, ECF, TEF, etc... Porém preciso de feedbacks simples como,

O que deve ter na aplicação?
Cadastro de clientes, o que deve ter no casdastro?
Produtos, quais os dados que devem ser armazenados?
Contas a Pagar/Receber, alguém realmente usa isso? Qual a finadelalde?

Seria um sistema de venda a varejo mas sem trabalhar com peso (balança eletrônica ainda não), poderia ser para lojas de conveniências por exemplo.

Preciso desses feedbacks básicos pois nunca desenvolvi para essa area.

Grato gente!
Matheus Sraiva

Matheus Sraiva

Responder

Posts

01/05/2012

Marco Viana.

Prezado,
Uma boa indicação para vc saber o que precisa para desenvolver uma solução de automação comercial seria o próprio curso de ECF-PAF-TEF da Devmedia em Delphi do Luiz Godinho. Precisa apenas depois atualizar algumas coisas para a especificação de requisitos mais recente.
Outra alternativa é o curso da T2Ti de PAF-ECF-TEF, que tbm envolve as especificações e trata da retaguarda também.

Abs
Responder

27/11/2012

Educasoft Ltda.

amigo vc tem um looooooooooooooongo caminho a percorrer.
sugiro alem dos cursos ja citados.
baixar alguns demos de programas dessa area e ver o que eles fazem,
aqui nada se cria tudo se copia.
e copiar ideias e melhora-las e o que nos programadores fazemos o tempo todo.

antes de sair programando sem saber o que vai ter no final
veja qual vai ser a area de atuacao.
veja o mercado e foque em um seguimento.
vc pode com o tempo ate conseguir atender a varios, mas seu sistema vai ficar bem complicado de se manter
com inumeros parametros de configuracao para cada seguimento.

alguns seguimentos e suas particularidades:

alem do basico, cadastros, e operacoes basicas de vendas, entradas, devolucoes, entregas futuras, simples remessa
temos:

lojas de material de construcao - um bom controle de entrega fara a diferenca

ramo agropecuario - um com controle de vacinas, lotes com vencimento, e receituario agronomico, cliente com multiplos enderecos para varias fazendas.



confeçoes - grade de produtos, trocas de mercadoria com muita frequencia.

supermercado - frente de loja com recurso de solicitacao de senha remota, assim o fiscal de caixa nao tem q ir no pdv
para liberar uma acao como cancelar o item. e modulo bem funcional para cotacoes, eles adoram fazer contacao com muitos fornecedores simultaneamente.




um bom modulo de controle de comissoes, existe um zilhao de maneiras de calcular comissao, por mais opcoes q vc invente
sempre vai aparecer um cliente inventando outra maneira deferente para calcular comissao, por ser tao complexo
sugiro ate um projeto separado.

nao adianta querer abracar o mundo, como disse veja o mercado e atire em um so local.



algo basico que fara muita diferenca no seu projeto
defina uma tabela pessoa (seu cadastro geral)
pessoa pode ser CLIENTE, FORNECEDOR, FUNCIONARIO, TRANSPORTADORA, SOCIO DE EMPRESA,
ou uma pessoa poder ser mais de um tipo ao mesmo tempo.

crie um autorelacionamento nessa tabela
ou seja uma coluna que relacione com o codigo da propria tabela.
ex: vc deseja cadastrar contatos de um cliente, e esses contatos podem ser clientes tambem.
vc nao precisaria criar uma tabela subordinada a pessoa, e sim um autorelaciomento so com um campo a mais.



crie tabelas auxiliares de relacao 1x1 para campos especificos para cada tipo.no lugar de vc criar uma tabela
com todos os campos possiveis.


em todo lugar de movimentacao, vc so fara referencia a uma tabela.


se vc cria tabelas separadas, sempre vai ter redudancia.
ex mais claro: seu funcionario com certeza tambem sera um cliente.
nesse caso na tabela pessoa estaria marcado os 2 campos CLIENTE, FUNCIONARIO.



Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar