Cliente solicitando modelagem do banco de dados

17/07/2017

0

Pessoal, boa tarde

Faço manutenção e desenvolvimento num sistema no qual os clientes pagam uma mensalidade para usar os serviços. Todos os clientes estão num mesmo banco de dados. Nenhum cliente sabe da existência de outro, ou seja, ele só visualiza as informações pertinentes a ele. Ocorre que um determinado cliente está solicitando a modelagem (digrama) do banco de dados. Segundo o mesmo, a princípio essa modelagem seria usada em business intelligence (BI).

A questão é devo fornecer esse tipo de informação (diagrama)? não seria entregar a regra de negocio fazer isso?

Certamente ele vai querer se conectar ao banco com alguma ferramenta BI.
Estava pensando em restringir o acesso dele em somente em algumas tabelas e fornecer um diagrama mais enxuto (esconder alguma tabelas)
Rafael Borges

Rafael Borges

Responder

Posts

18/07/2017

Joel Rodrigues

Olá, Rafael. Tudo bem?

Por um lado você não é "obrigado" a fornecer essas informações se isso não foi acordado em contrato. Por outro, você pode "agradar" o cliente se ajuda-lo. Porém, realmente não creio que você deva (ou precise) fornecer todo o diagrama do banco. Você pode solicitar a ele um detalhamento das atividades que serão desenvolvidas e entregar realmente uma versão reduzida desse diagrama, como você falou.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar