GARANTIR DESCONTO

Fórum Diagrama conceitual sistema de pizzaria #591970

24/03/2018

0

Sou novo no fórum e também estou iniciando no estudo de banco de dados e preciso entregar um trabalho que é desenvolver um diagrama conceitual conforme a descrição abaixo.

Requisito:
Uma pizzaria deseja informatizar seu sistema de tele-entrega. Sabe-se que um cliente liga para pizzaria e informa seu pedido. Neste, ele informa seu nome, endereço completo, telefone e seu pedido. O atendente informa o total a pagar. Um pedido pode possuir vários produtos, já um produto pode estar em vários pedidos. Cada produto armazenado no sistema deverá possuir um nome, código de barras, estoque unitário, valor de compra, valor de venda e nome do fabricante. Um fabricante produz um ou vários produtos, já um produto pode ser produzido por no máximo um fabricante. Cada pedido deve possuir um entregador que realizará a entrega do respectivo pedido. Um entregador pode entregar nenhum ou vários pedidos. O sistema deverá permitir que sejam armazenado os dados de entregador como seu nome, endereço, filiação, numero de telefone, e número da carteira nacional de habilitação.

Deixo o link da imagem que eu fiz, gostaria de uma contribuição para ver se esta correto, se tem algo a corrigir e melhorar.
https://drive.google.com/file/d/1H3nHOZeQlWz12W_pLDFGl19wQTtUVntF/view?usp=sharing
Obrigado a todos!
Edson Demetrio

Edson Demetrio

Responder

Post mais votado

24/03/2018

Cara, você definir umas chaves primárias para não haver repetições e para poder fazer a identificação de cada cliente, pedido, entregador e produto. Por exemplo, na tabela de CLIENTES você pode definir como chave primária o telefone, pois não existe dois números de telefone iguais. Na tabela de PEDIDO você pode definir a chave primária com um número do pedido, e com a mesma lógica, só vai ter um único pedido com aquele número. A mesma coisa nas outras tabelas, o que não pode se repetir, você define como chave primária.

Thiago Sousa

Thiago Sousa
Responder

Gostei + 2

Mais Posts

26/03/2018

Edson Demetrio

Olá Thiago!
Primeiramente, obrigado pela resposta.
Ficaria desse modo então?
https://drive.google.com/file/d/1VWtCbjsI7ygZgKLcdKjKJGD8OJq5tx7I/view?usp=sharing
Responder

Gostei + 0

26/03/2018

Thiago Sousa

Olá Edson, desculpa pela demora. Exatamente cara, muito bom. Tem mais uma coisa que eu esqueci de falar que pode ajudar bastante nesse seu diagrama, é a questão da cardinalidade: (1,1) ou (1,N) ou até mesmo (0,N); Eu não vou saber explicar isso conceitualmente então vou dar o exemplo: imagine a seguinte situação, uma Universidade tem muitos estudantes, e um estudante pode se dedicar a no máximo uma universidade. Se fosse para passar essa situação para o diagrama, então ficaria assim:

https://drive.google.com/open?id=1VDIlwL0gCKeofBBn5oUpmtMJU8uzbqiu

Entenda, o "N" significa um ou mais, então você sempre vai colocar esse dado no lado que está referenciando, exemplo, a Universidade pode ter vários estudantes, por isso que do lado dos estudantes tem (1,N); agora o estudante só pode estar em uma Universidade, então do lado oposto dos estudantes, no caso a Universidade, a gente coloca (1,1);

Espero ter ajudado e vou tentar responder mais rápido dessa vez. ; )
Responder

Gostei + 1

26/03/2018

Edson Demetrio

Entendi Thiago. Vou implementar.
Cara!!!
Muito obrigado pela ajuda!!!
Que Deus lhe pague.
Abraço!
Responder

Gostei + 0

26/03/2018

Thiago Sousa

Boa Sorte!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar