Diferenças entre MySQL, DB2 e Oracle.

10/03/2019

0

Quais são as principais diferenças entre MySQL, DB2 e Oracle, no que diz respeito a banco de dados?
Ricardo

Ricardo

Responder

Post mais votado

11/03/2019

Bom dia! Vamos lá...

Oracle -> É famoso pela robustez, segurança e capacidade de gerenciar enormes quantidades de dados. Além disso, ele pode ser instalado em diversos sistemas operacionais, como Windows, Linux e Solaris... O hardware entretanto, deve ser bastante potente para não prejudicar o desempenho da aplicação.

SQL Server -> É de administração mais fácil que o Oracle, e possui bom desempenho. Seu ponto negativo é que só é executado no sistema operacional da Microsoft, embora exista algum esforço da empresa atualmente para lançar uma versão para Linux.

MySQL -> Adquirido há alguns anos pela Oracle, é um SGDB que funciona sob as licenças de software livre e comercial. É um banco muito poderoso e bastante usado para desenvolvimento de websites que trabalham com a linguagem PHP e o servidor web Apache. Grande parte de seu uso, na verdade, é em conjunto com esses dois produtos, mas nada impede que seja usado como um SGDB de uma aplicação comercial, por exemplo. É executado em diversas plataformas, como Linux, Windows, Solaris, FreeBSD, MacOS, etc. O uso da versão Enterprise é condicionado a vínculo contratual com o fabricante.

PostgreSQL -> Esse banco poderoso e totalmente free tem crescido e conquistado a simpatia de administradores de bancos de dados, principalmente os DBA’s Oracle, pela semelhança na sua linguagem e estrutura, embora não seja tão sofisticado nem exija um hardware tão poderoso quanto o Oracle. Ele atende a grandes demandas de sistemas corporativos com uma performance muito boa. Também pode rodar nas principais plataformas de sistemas operacionais. Sua maior deficiência está na falta de uma interface de administração que faça frente aos bancos de dados proprietários. Consiste, ainda assim, em uma excelente escolha. Para verificar a sua utilização ou não uma das formas de se tomar decisão, além de suas características, é a análise de TCO, Custo Total de Propriedade, já que é cem por cento free e pode ser executado no Linux que, aliás, é o ambiente ideal para ele.

DB2 -> Banco de dados relacional da gigante IBM, o DB2 não tem uma fatia tão grande do mercado, embora seja bastante robusto e executável em diversas plataformas. Usado para grandes sistemas, ele é otimizado para trabalhar com o hardware da própria fabricante. Provavelmente, questões de licenças e modelos de negócios estabelecidos para ele tenham desfavorecido sua disseminação nos últimos anos.

Espero ter ajudado!

Ana Lichirgu

Ana Lichirgu
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar