Duvida banco firebird

09/10/2017

0

Pessoal tudo bem tô precisando de uma ajuda alguém já precisou importar dados de um Excel ou csv para um banco Firebird ?
Estou precisando porque estou implantando um ERP novo que usa Firebird mas preciso usar dados do banco antigo. Ainda não encontrei melhor forma de fazer isso
Lucas

Lucas

Responder

Posts

10/10/2017

Leandro Chiodini

Bom dia Lucas.
Tudo bem com você, tive o mesmo problema que você no passado.
Porem não usei Fireburd.
Usei outro banco mas um artigo que me ajudou muito e acrdito que possa ajudar você também
é este : https://www.spectralcore.com/fullconvert/howto-pt/excel-to-firebird

Da uma lidinha.
Também teria a opção de você mesmo desenvolver um integrador para fazer esta transferencia de Banco.
Seria mais pertinente do que usar algo padrão.

Mas se ajudar.
Fico feliz.

Atenciosamente
Responder

10/10/2017

Lucas

Bom dia,

Obrigado por me responder no entanto eu já havia encontrado esse full convert, no entanto ele é muito caro, estou precisando para uma coisa bem básica só que iria ajudar muito no processo.

Estou dando referencia para ferramenta open source ou pode ate ser paga mas a um nível bem acessível.

Basicamente são apenas três tabelas e a maior delas tem 13000 linhas então é relativamente pequeno para eu gastar muita grana.
Responder

10/10/2017

Luiz Santos

Lucas, já tentou usar o Pentaho Data Integration (Kettle)?
É uma ferramenta de ETL gratuita e muito poderosa.

Grande abraço
Responder

10/10/2017

Luiz Santos

Lucas, tem o Talend também.
Mas acho ela mais pesada e um pouco mais difícil que o Kettle.

Grande abraço.
Responder

10/10/2017

Lucas

Pessoal obrigado por toda a ajuda mas eu ainda gostaria de saber se existe alguma ferramenta mais simples.

Atualmente eu estou usando o IBExpert no entanto quando eu vou restaurar os dados consigo usar somente INSERTEX. Eu tive a seguinte ideia.

Primeiro peguei os dados do ERP antigo, depois usei um DRIVER ODBC no excel para abrir o banco FIREBIRD e pegar todas as colunas.

Fiz todo o tratamento de dados no entanto somente para uma linha para fazer um teste.

Salvei em CSV na raiz C:

ai rodei essa query.

INSERTEX INTO clientes FROM csv 'C:\\teste.csv' DELIMITER ';'

Só que ai me apresenta um erro:


can't format message 13:697 -- message file C:\\WINDOWS\\firebird.msg not found.
Dynamic SQL Error.
SQL error code = -303.
conversion error from string "NASCIMENTO".

Fucei bastante tanto o banco firebird como o arquivo CSV mas não tem nada errado está sendo dificil entender o que está havendo.

Por isso comecei o tópico pedindo sugestões de outros programas.
Responder

10/10/2017

Leandro Chiodini

Boa tarde.
Este erro é uma erro de conversão teria como colocar qual tipo de dados que você esta usando no seu novo banco de dados para o campo nascimento, e também colocaro formato que este campo esta no seu excel ?
Responder

10/10/2017

Lucas

Então, curioso porque apresenta erro nesse campo "NASCIMENTO" os campos de data são do tipo DATE já chequei aqui.
No entanto o arquivo CSV que eu estou usando é apenas separado por virgula
Responder

10/10/2017

Lucas

Pessoal consegui kkk usando IBexpert, estava fazendo errado, eu mantive os cabeçalhos dos campos no CSV retirei e funcionou.

Estava acostumando a fazer apend de dados DBF para SQLSERVER e nos programas que eu usava tinha que manter o cabeçalho dos campos.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar