Em que devo me graduar?

09/10/2016

0

Andei pesquisando no curso Sistemas da Informação mas não entendi muito bem as linguagem que se destacam no curso em si, gostaria que alguém desse uma luz e me informasse.

Eu procuro um ambiente de trabalho focado no desenvolvimento de sistemas e softwares mas não sei qual curso é virado totalmente pra essa área é sei que tem muitas , então se vocês pudessem me dar algumas dicas e principalmente me falar as linguagem que usam no curso, eu ficaria muito grato ..
O Enem está aí, e eu ainda não me decidi qual universidade vou cursar hahaha.
Leandro

Leandro

Responder

Post mais votado

10/10/2016

Boa tarde Leandro,

Eu fiz o Curso Análise e Desenvolvimento de Sistema de 2 anos e meio à 3 anos no máximo. Este curso lhe da uma visão geral da área da Tecnologia e é focado no Desenvolvimento de Sistema. Claro que tem mais teoria do que prática, porém nenhum curso em faculdade relacionado a T.I terá mais prática do que Teoria. Se você optar em fazer Ciências da Computação ou Sistema da Informação que tem 4 anos de duração (Bacharelado) você vai acabar caindo na área de Desenvolvimento também e ganhando o mesmo salário de um Desenvolvedor que fez o curso "Análise e Desenvolvimento de Sistemas". Ou seja, você reduz o tempo de estudo e entra para a área mais rápido. Depois aconselho você a fazer uma Pós de Engenharia de Software, essa Pós vale a pena pois tem muita prática envolvida.

Bom essa foi a minha trajetória de vida, e fica de adendo que entrei para a área de DEV a partir do 2 ano de faculdade no curso "Análise e Desenvolvimento de Sistemas".

Boa sorte amigo. Abraços!

William Alves

William Alves
Responder

Mais Posts

10/10/2016

Michael

Boa tarde.

http://cederj.edu.br/cederj/cursos/tecnologia-em-sistemas-de-computacao/

Caso esteja no estado do RJ este link é especificado o curso em tecnologia em sistemas de computação semi-presencial pela UFF.
O diploma tem muito peso pois trata-se de uma faculdade federal (o diploma é idêntico a formação presencial)

Este curso é ministrado por ótimos professores da UFF e da UFRJ que gravaram videoaulas que embora estejam um pouco desatualizadas são bem práticas. Os trabalhos propostos sempre visam a pratica do graduando em linguagens de programação, banco de dados e etc.

Algumas linguagens que aprendemos no curso:

Pascal (Linguagem utilizada para introdução a programação)
Delphi (Introdução a linguagens orientadas a evento)
HTML
PHP
Javascript
Java
C
SQL e outras

Eu me formei por este curso e estou cursando mestrado profissional na própria UFF em engenharia de sistema computacionais.


Indico muito ambos os cursos para os interessados, principalmente aos que já trabalham e não possuem horário para graduação em tempo integral.
Responder

10/10/2016

Luiz Santos

Boa tarde Leandro.
Complementando a resposta do Willian.
O curso de 4 anos vai te dar um pouco mais de tempo para assimilar conteúdos e para conseguir seu primeiro estágio.
O de 2 anos pode ser muito rápido para algumas pessoas.
Mas isso varia de pessoa para pessoa.
A ideia da pós também é ótima, visto que é uma pós mais técnica e não tão gerencial.
Você também pode, em vez da pós fazer um curso em alguma linguagem específica ou correr atrás de alguma certificação na área de TI.
O maior conselho que te dou é, nunca pare de estudar e de se aperfeiçoar. (seja uma pós, um curso ou simplesmente videos no You Tube)
Nessa nossa área, não é permitido ficar parado no tempo.

Grande abraço
Responder

10/10/2016

Luiz Santos

Boa tarde.

http://cederj.edu.br/cederj/cursos/tecnologia-em-sistemas-de-computacao/

Caso esteja no estado do RJ este link é especificado o curso em tecnologia em sistemas de computação semi-presencial pela UFF.
O diploma tem muito peso pois trata-se de uma faculdade federal (o diploma é idêntico a formação presencial)

Este curso é ministrado por ótimos professores da UFF e da UFRJ que gravaram videoaulas que embora estejam um pouco desatualizadas são bem práticas. Os trabalhos propostos sempre visam a pratica do graduando em linguagens de programação, banco de dados e etc.

Algumas linguagens que aprendemos no curso:

Pascal (Linguagem utilizada para introdução a programação)
Delphi (Introdução a linguagens orientadas a evento)
HTML
PHP
Javascript
Java
C
SQL e outras

Eu me formei por este curso e estou cursando mestrado profissional na própria UFF em engenharia de sistema computacionais.


Indico muito ambos os cursos para os interessados, principalmente aos que já trabalham e não possuem horário para graduação em tempo integral.


Michael.

Seu mestrado é online também?

Grande abs
Responder

10/10/2016

Michael

Não, o mestrado é presencial, porém noturno. Dá para trabalhar e fazer.

Por ele ser um mestrado profissional ele tem algumas características que considero muito boas:

* Voltado para profissionais que já estão no mercado e pretender se aperfeiçoar por meio de um projeto focado em soluções empresariais.

* Aulas noturnas para conciliar ao trabalho nas empresas

* Propostas de temas voltados a situações reais e práticos, não sendo muito o foco casos mais acadêmicos ("Estado da arte").

* Mesmo sendo profissional ele também recebemos o título de mestre e podemos dar aulas em faculdades normalmente.


Sua citação foi ótima, o lance á não parar de estudar ;)
Responder

10/10/2016

Leandro

Boa tarde Leandro.
Complementando a resposta do Willian.
O curso de 4 anos vai te dar um pouco mais de tempo para assimilar conteúdos e para conseguir seu primeiro estágio.
O de 2 anos pode ser muito rápido para algumas pessoas.
Mas isso varia de pessoa para pessoa.
A ideia da pós também é ótima, visto que é uma pós mais técnica e não tão gerencial.
Você também pode, em vez da pós fazer um curso em alguma linguagem específica ou correr atrás de alguma certificação na área de TI.
O maior conselho que te dou é, nunca pare de estudar e de se aperfeiçoar. (seja uma pós, um curso ou simplesmente videos no You Tube)
Nessa nossa área, não é permitido ficar parado no tempo.

Grande abraço


Você está totalmente certo, a gente não pode parar de estudar...
Mas enfim, eu tô finalizando meu Técnico em Informática agora ..... Garanto que meio a essa experiência eu saia como Desenvolvedor Júnior nas linguagem PHP SQL JAVA PHP e HTML, no caso foi às que estavam em minha grade, eu tenho a total base dessas linguagens, mas gostaria muito de me aperfeiçoar, e também entendo o conceito sobre o método de ensino de uma universidade, que é o que realmente me mata, pois aprendo mais na prática do que na teoria mas ambos métodos tem suas vantagens, não sei se faço Análise e Desenvolvimento de Software ou Ciência da computação.
Me disseram que Ciência da computação é mais focada no aperfeiçoamento do hardware, mas na grade inclui linguagem de desenvolvimento...
Eu tô meio confuso, não sei se eu faço pos de Desenvolvimento de Software na linguagem Java..
Responder

10/10/2016

Leandro

Boa tarde Leandro.
Complementando a resposta do Willian.
O curso de 4 anos vai te dar um pouco mais de tempo para assimilar conteúdos e para conseguir seu primeiro estágio.
O de 2 anos pode ser muito rápido para algumas pessoas.
Mas isso varia de pessoa para pessoa.
A ideia da pós também é ótima, visto que é uma pós mais técnica e não tão gerencial.
Você também pode, em vez da pós fazer um curso em alguma linguagem específica ou correr atrás de alguma certificação na área de TI.
O maior conselho que te dou é, nunca pare de estudar e de se aperfeiçoar. (seja uma pós, um curso ou simplesmente videos no You Tube)
Nessa nossa área, não é permitido ficar parado no tempo.

Grande abraço


Você está totalmente certo, a gente não pode parar de estudar...
Mas enfim, eu tô finalizando meu Técnico em Informática agora ..... Garanto que meio a essa experiência eu saia como Desenvolvedor Júnior nas linguagem PHP SQL JAVA PHP e HTML, no caso foi às que estavam em minha grade, eu tenho a total base dessas linguagens, mas gostaria muito de me aperfeiçoar, e também entendo o conceito sobre o método de ensino de uma universidade, que é o que realmente me mata, pois aprendo mais na prática do que na teoria mas ambos métodos tem suas vantagens, não sei se faço Análise e Desenvolvimento de Software ou Ciência da computação.
Me disseram que Ciência da computação é mais focada no aperfeiçoamento do hardware, mas na grade inclui linguagem de desenvolvimento...
Eu tô meio confuso, não sei se eu faço pos de Desenvolvimento de Software na linguagem Java..
Responder

11/10/2016

Luiz Santos

Esta ai um dado novo.
Não sabia que você já estava fazendo o técnico.
Como você já tem uma base nessas linguagens que falou, talvez o curso de 2 anos seja mais interessante pra você.
Eu sou formado em Ciências da Computação.
Posso dizer que não vi nada de hardware.
Tive uma noção de redes. O suficiente para saber que essa área não serve pra mim (ou que não sirvo pra ela...rs)
E muita matemática... mais do que acho necessário inclusive.
Mas ela me deu uma visão muito legal do todo.
Aliás, esse é ponto positivo e negativo desse curso.
Você vê um pouco de tudo, mas não foca muito em nada.
Leandro, de que cidade você é?
Responder

11/10/2016

Leandro

Eu sou de uma pakata cidade chamada Herculândia, estado de são Paulo , região de Marilia.
Luiz me diz uma coisa, você que conhece a área ... O que aprende no curso de Ciência da Computação e no Desenvolvimento de Software e vice versa ?
Qual você me recomenda mais Luiz ?
Responder

11/10/2016

Leandro

Ou melhor, o que aprende em um, que não aprende no outro curso ?
Responder

11/10/2016

Luiz Santos

Marília eu conheço. tenho família lá.
Sou de SP Capital mesmo.

Bom, no curso de ciências da computação vi a parte de
- Programação estruturada (C e Pascal)
- Orientação a objeto (que achei bem fraco).
- Programação Orientada a Objeto com Delphi.
- Analise e desenho de soluções.
- Redes.
- Banco de Dados (Oracle),
- Inteligencia Artificial (com Prolog)
- HTML, mas bem pouco

Fora as matérias menos técnicas, como Administração, Direito, Contabilidade, Matemática, Inglês, Linguagem e Expressão, Metodologia de pesquisa.

Por isso que digo que ela é bem genérica.
Mas me deu uma visão bem ampla.

As faculdades de 2 anos hoje tiram quase todas as matérias não técnicas.
Isso é um tremendo ponto positivo.

Já uma faculdade de Analise de Sistemas vai focar na parte de analise e desenvolvimento de sistemas.
A grande maioria usa as linguagens que estão mais em alta no mercado, como Java (que nunca sai de moda) e C# e ASP.NET

Consegui responder sua duvida??
Responder

11/10/2016

Leandro

Pelo fato de estar focado mais no desenvolvimento, o recomendável é fazer este, ok, entendi o motivo :) ...
Bom, eu só queria confirmar mesmo mais uma coisa... A Dianteira do curso esta na parte conceitual , mas tem alguma aula pratica ?
Responder

11/10/2016

Luiz Santos

Nas faculdades que conheço todas tem.
Você vai ter tanto matérias teóricas quanto práticas.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar