Ferramentas para gerenciamento de projetos

01/04/2015

0

Olá pessoal!

Quais ferramentas de gerenciamento de projetos vocês recomendariam?
Se possível, gostaria, também, que destacassem pontos positivos e pontos negativos das ferramentas que citarem.

Desde já agradeço!
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Responder

Post mais votado

03/05/2015

Ih ai Marisiana tudo na paz?

Usei o Mantis a usn 2 anos trás e foi uma experiência ótima, acho que você vai gostar muito. Ele usa PHP e MySQL, mas basta baixar e descompactar em um servidor que ao executar as tabela sãocriada. Existe um curva de aprendizado, mas acredito que você tira de letra.
Ele cria um workflow onde você define os usuário, grupos e permite que as atividades sejam distribuídas entre os usuárias cada uma com sua alçada de atuação. Estas atividades aparecem em uma lista onde cada um pode atuar. Uma das vantagens é que uma atividade enviada para o tester, pode ser devolvida para o desenvolvedor se der um problema. E o desenvolvedor devolver para o analista e tudo isto com comentários e anexos. Para gerênciar o projeto e mensurar o tempo gasto é ótimo. Pois tudo esta atrelado a datas e existem vários relatórios.

Conheci o Kanbam a um ano e achei muito interessante, principalmente porque pode ser utilizado para equipe pequenas e grandes. Nunca fiz um curso, o que sei foi usando na prática com a ajuda de um camarada que tinha muita experiência em metodologias para desenvolvimento de software. Talvez esta artigo possa ajudá-la [url:descricao=Como aplicar o Kanban na Gestão de Projetos de Software]https://engenhariasoftware.wordpress.com/2013/05/15/como-aplicar-o-kanban-na-gestao-de-projetos-de-software[/url] e tem o link que postei acima aqui do DevMedia, mas é fechado.

Para implementar o Kanbam uso o Trello, normalmente para projetos freelancer, pois acho que facilita ao cliente acompanhar o andamento do projeto. Em projetos para a empresa que trabalho invariavelmente acabamos no MS Project. Não sei se aplico o Kanbam de forma correta, para os purista pode ser "Kanbeta". kkkk

O Trello permite criar uma dashboard personalizada o que acredito que facilita o entendimento/acompanhamento inclusive de leigos.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150503-164144.png[/img]

E acrecentear detalhes: checklist, comentários, enexos e etc.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150503-164242.png[/img]


Desejo-te bons estudos e êxito no projeto e se possível compartilhe sua opinião, sobre o que adotou, que é sempre notável e assertiva.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

01/04/2015

Randrade

Bom, como não especificou se é Free ou Paga, vou colocar a que achei melhor até o momento, lembrando que isso é minha opinião.

Trabalho com o Write, e é uma excelente ferramenta para gerenciamento. Porém esta ferramenta é paga, caso deseja as melhores funcionalidades.

Ele possui diversas funcionalidades, como:

* Google Drive, Dropbox, Box, iCal;
* Envio de Email automático com datas de projetos;
* Discussões sobre cada etapa;
* Diferente níveis de prioridades;
* Hierarquia de projetos;
* Usuários Ilimitados;
* Plataforma WEB e MOBILE;
* Diversos relatórios personalizados (realmente, excelentes opções);

O ponto negativo, realmente é o valor, que não pode ser viável por todos.

Outras ferramentas para gerenciamento, que já trabalhei e me atenderam são o MS Project e o Gantt Project.

Essas são as ferramentas que já utilizei e que não tive problemas.

O DevMedia possui um artigo bem interessante falando sobre algumas ferramentas, que pode ser visto aqui.
Responder

01/04/2015

Eduardo Pessoa

Ouvi falar e apenas conheço por nome o MS Project, parece que é o mais "comum".
Responder

01/04/2015

Jothaz

Só completando se é que o Randrade deixou algo a ser completado! kkkkkkkkkkk

Aqui na empresa usamos o MS Project.

Para freelancer uso o Trello, que é grátis e apesar de simples ajuda muito. Nele você define qual metodologia irá usar. Normalmente ao utilzá-lo uso Kanban.

O Mantis também é muito bom principalmente para acompanhar manutenções.
Responder

01/04/2015

Eduardo Pessoa

Os ultimos tres que citou são gratuitos?
Responder

01/04/2015

Marisiana Battistella

Randrade, muito obrigada pelas informações!
Não quer dizer se é free ou se é paga, a intenção é conseguirmos ter uma "noção" das possibilidades que temos...
Responder

01/04/2015

Jothaz

Os ultimos tres que citou são gratuitos?


Trello sim.

Mantis tem muito tempo que não uso mas era free.

Kanban é um metodologia não um software para gerenciar projetos.
Responder

01/04/2015

Eduardo Pessoa

Copiado Jothaz, boa tarde e valeu!
Responder

01/04/2015

Marisiana Battistella

Agradeço pelas informações de todos!
Irei pesquisar mais sobre algumas das ferramentas já citadas aqui e voltarei a questionar... =)
Responder

14/04/2015

Eder Pereira

Usamos na empresa que trabalhei, o Redmine, bem legal, mas é mais voltado a projetos de desenvolvimento; tem gráficos de gantt, e até um app para android.

at;

Eder
Responder

22/04/2015

Marisiana Battistella

Li algumas coisas a respeito do Redmine, achei interessante...
Preciso de uma ferramenta para gerenciar equipes, projetos e tarefas por usuários.
Responder

01/05/2015

Marisiana Battistella

Os ultimos tres que citou são gratuitos?


Trello sim.

Mantis tem muito tempo que não uso mas era free.

Kanban é um metodologia não um software para gerenciar projetos.

Eu vou testar a Mantis e a Kanban para conhecer ...
Responder

01/05/2015

Eduardo Pessoa

Pode nos dar um retorno sobre a ferramenta, os pros e contras?
Responder

05/05/2015

Marisiana Battistella

Obrigada Jothaz!!
Como sempre, você consegue trazer uma "chuva" de informações que ajudam muito!
Já tinha em mente o Kanban e pretendo conhecer essa ferramenta.
No momento estou utilizando a Runrun.it que é uma ferramenta muito boa, mas eu quero conhecer outras ferramentas para tentar utilizar uma que permita fazer um bom gerenciamento dos projetos, da equipe e de clientes.
Responder

05/05/2015

Marisiana Battistella

Pode nos dar um retorno sobre a ferramenta, os pros e contras?

Sim Eduardo, vou dar um retorno!
Só vou demorar um pouquinho pois estou fazendo isso nas minhas horas vagas, que são beeem poucas...
Responder

05/05/2015

Thiago Santana

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar