GARANTIR DESCONTO

Fórum Local ou na Nuvem #498447

20/10/2014

0

Evitar desastres, manter a disponibilidade, escalabilidade em algo é deseja em qualquer ambiente de trabalho: infraestrutura, banco de dados, sistemas, enfim. Hoje em dia vale mais a pena manter um serviço na nuvem? não sei se concordam, mas é ficar "preso" a uma empresa/produto.
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Responder

Posts

20/10/2014

William

Olha Carlos, você vai encontrar diversas opiniões diferentes nessa questão de serviços Cloud!!

Aqui na empresa temos vários portais WEB e utilizamos um serviço Cloud (um servidor virtualizado com Windows Server), rodando IIS e SQL Server 2008 R2, nos últimos meses devido ao lançamento de alguns portais e migração de outros para este servidor, tivemos a necessidade de aumentar memória RAM e recentemente contratamos mais processador.

Esse tipo de manutenção se torna extremamente simples quando se trabalha com Cloud, pois basta reiniciar o servidor e já está tudo funcionando normalmente.

Temos planos de backup do tipo Snapshot, onde a própria empresa que disponibiliza o serviço é responsável por fazer, enfim temos algumas vantagens.

Mas já ouvi profissionais de infra-estrutura (não é o meu caso, sou analista de desenvolvimento) dizendo que preferem servidor dentro da empresa, sempre pensando na falta da disponibilidade da internet.
Responder

Gostei + 0

20/10/2014

Carlos Oliveira

Valeu William por responder, eu não posso falar com propriedade por que ainda não tenho experiencia na area, apenas com leitura mesmo, mas acho valido mesclar essas duas tecnologias, depois de muito planejamento é claro.
Esse ponto realmente fugiu do meu pensamento, a internet parou, para tudo então, se a empresa não tiver um plano b e c realmente complica.
Responder

Gostei + 0

20/10/2014

Roniere Almeida

Vai depender de evitar desastres, manter a disponibilidade, escalabilidade, como escreveu na pergunta, mas tambem vai depender de quanto a empresa quer gastar para possuir um serviço na nuvem, isso deve ser planejado.
Responder

Gostei + 0

20/10/2014

Joel Rodrigues

Aqui na empresa temos um web service que rodava no nosso servidor local. De vez em quando o servidor caia por algum motivo (incrivelmente sempre no final de semana), aí alguém tinha que ir até lá só pra ligar. Agora que colocamos no Azure, nunca mais tivemos esse tipo de contratempo. O cliente não fica mais sem o serviço, e nem nós precisamos sair correndo pra religar o servidor.

Aí é aquela coisa.. E TENDO VISTO QUE ERA BOM, estamos começando a utilizar mais intensamente o que temos no Azure. Já temos um cliente com banco na nuvem e outros serviços para serem colocados lá em um futuro próximo.

Mas isso depende de vários fatores, claro. Por exemplo, da expectativa de crescimento do serviço disponibilizado e da importância dele (o que acontece se ele ficar indisponível?).
Responder

Gostei + 0

20/10/2014

Carlos Oliveira

Em resumo Joel, melhorou 100% nesse quesito não foi? nunca descobriram qual era o problema dele? foi feito uma copia do servidor que estava dando problema?
Responder

Gostei + 0

21/10/2014

Joel Rodrigues

Em resumo Joel, melhorou 100% nesse quesito não foi? nunca descobriram qual era o problema dele? foi feito uma copia do servidor que estava dando problema?

Rapaz, melhorou sim. Não temos do que reclamar.
Ah, o problema é que de vez em quando a energia elétrica caia e o nobreak não segurava muito tempo.
E não, não precisamos copiar o servidor, pois migramos apenas o web service. O servidor continua aqui, inclusive acabou de cair de novo.
Responder

Gostei + 0

21/10/2014

Carlos Oliveira

Mas é possivel por exemplo, estou com um servidor, que roda o banco e outro serviço, faz-se a copia desse servidor para a nuvem ou apenas configuras esses serviços do zero? no caso do banco um backup/restore?
Responder

Gostei + 0

28/10/2014

Joel Rodrigues

Nunca fiz, mas não vejo porque não daria certo, bastaria apontar para o banco destino através de seu endereço.
Responder

Gostei + 0

28/10/2014

Carlos Oliveira

Mas faz-se isso que descrevi?
Responder

Gostei + 0

28/10/2014

Joel Rodrigues

Sim, inclusive acho interessante manter um backup na nuvem. Afinal, se o backup ficar na mesma estrutura física do sistema principal, vai correr os mesmos riscos.
Responder

Gostei + 0

29/10/2014

Carlos Oliveira

Com isso facilita bastante, possui uma maquina local e conseguir com as configurações, obrigado.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar