Fórum Nivel de servidor - responsabilidades #491759
11/09/2014
0
Carlos Oliveira
Curtir tópico
+ 0Posts
23/09/2014
Leandro Chiodini
Bom esta pergunta vai depender muito do nível de estrutura da sua empresa.
Não havendo a possibilidade de ter um espelho do seu servidor, para garantir a redundância de informações para a empresa.
Primeiramente deve ser feito o Minimo, a criação de uma politica de Backup.
Para realizar esta politica, primeiramente você precisa calcular o consumo de dados das aplicações que estão rodando na empresa.
Porque este calculo, primeiro porque você precisa projetar aonde você vai armazenar este backup
Através de uma midia de CD, DVD?
Utilizando uma fita DAT?
Sua empresa conta com uma equipamento Storage externo?
E por ai vai.
Pois bem em posse destas duas informações deve ser realizado estas rotinas de backup dependendo do fluxo de dados da sua empresa deve ser feita diariamente.
pois de um dia pro outro pode acontecer muitas mudanças dos dados do seu sistema.
Para backup de bando de dados o ideal mesmo é usar a Fita Dat ou midia .
Você precisa se preocupar com os arquivos importantes da empresa também, o ideal é ter uma backup destes arquivos também.
Para isso você precisa ficar atendo que a unidade onde este backup for armazenado precisa ter o tamanho do tamanho total dos arquivos salvos.
Exemplo: Na minha empresa possuo uma unidade chamada G: onde todos os usuários da empresa possuem uma pasta onde salvam os seus dados.
Faço um backup semanal desta unidade para uma outra unidade denominada H: e que fica em outro lugar.
A unidade H: deve suportar este backup não pode ser menor que o tamanho usado na minha unidade G:
Resolvendo o problema de Backup, você precisa de um plano de contingencia para subir outro equipamento o mais rápido possível para não haver perda de faturamento caso este seja o caso da empresa onde trabalhas.
De forma a conseguir fazer os reparos ao servidor sem a empresa estar parada.
Bom espero ter ajudado.
Forte Abraço.
Chiodini
Gostei + 0
23/09/2014
Carlos Oliveira
Gostei + 0
24/09/2014
Leandro Chiodini
Totalmente.
Por exemplo aqui estou com um Host (Maquina) rodando 4 Vms (maquinas virtuais) cada uma fazendo o que foi atribuída a ela, uma rodando as aplicações, outro rodando o banco de dados, uma rodando AD (Active Directory) e uma quarta somente para rodar o TS (acesso externo).
Tenho uma segunda maquina exatamente com a mesma configuração que a primeira, rodando como um espelho da primeira ou seja caso a primeira maquina por algum motivo falhar, a segunda vai subir automaticamente sem os usuários notarem.
o meu servidor principal por exemplo, ele tem redundância de processador, de fonte, de Fan (cooler) de memória e capacidade pra 16 discos.
a segunda maquina ja não tem essa capacidade toda, somente esta ai para ser usada caso aconteça uma "catástrofe" rsrs.
Enfim conforme comentei em outros tópicos
tudo vai depender sempre da infraestrutura que você vai montar.
do tamanho da empresa ou da rede que você irá montar.
pra dai sim planejar o que será feito em matéria de servidores.
Não adianta querer montar uma estrutura de dois servidores em um escritório com 3 máquinas,certo?
pois se tornaria um investimento muito caro para tal área.
espero ter ajudado na tua dúvida
forte abraço
Chiodini
Gostei + 0
24/09/2014
Carlos Oliveira
Gostei + 0
26/09/2014
Leandro Chiodini
até porque são configurações diferentes.
somente as virtualizações que são iguais.
Gostei + 0
30/09/2014
Carlos Oliveira
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)