Normalizar tabela

21/11/2019

0

Comecei a estudar Banco de Dados a pouco tempo e estou com dúvidas em como realizar o seguinte exercício:

Normalize a seguinte tabela:
ALUNO (COD_ALUNO PK, NOM_ALUNO, COD_DISCIPLINA, NUM_SEMESTRE, VAL_NOTA_FINAL, COD_PROFESSOR, NOM_PROFESSOR)
Marco Junor

Marco Junor

Responder

Post mais votado

21/11/2019

Boa noite

Eu faria dessa forma
ALUNO (COD_ALUNO PK, NOM_ALUNO, VAL_NOTA_FINAL, NUM_SEMESTRE)
ALUNO_DISCIPLINA (COD_ALUNO, COD_DISCIPLINA)
ALUNO_PROFESSOR (COD_ALUNO, COD_PROFESSOR)
DISCIPLINA (COD_DISCIPLINA PK, COD_PROFESSOR FK)
PROFESSOR (COD_PROFESSOR PK, NOM_PROFESSOR)

As tabelas ALUNO_DISCIPLINA e ALUNO_PROFESSOR são intermediárias
ALUNO_DISCIPLINA: Um aluno possui mais de uma disciplina assim como uma disciplina possui mais de um aluno
ALUNO_PROFESSOR: Um aluno tem mais de um professor assim como um professor tem mais de um aluno

Desta forma o relacionamento ficaria N:N, por isso criaria as tabelas intermediárias.

Diferentemente da relação entre DISCIPLINA e PROFESSOR, onde um professor pode ministrar mais de uma disciplina, porém (até onde eu saiba) uma disciplina tem somente um professor (levando em conta o semestre ministrado). Essa é uma característica dos relacionamentos 1:N. Na tabela do lado “N” cria-se uma “chave estrangeira” que aponta para a chave primária da tabela “1”.

Eduardo Zanardo

Eduardo Zanardo
Responder

Mais Posts

21/11/2019

Lucas Conceição

Oi Marco, tudo joia?

Então, existem 6 técnicas para normalização de banco de dados, elas são guias para a criação de um banco de dados relacional bem estruturado, são elas FN1, FN2, FN3, FN4, FN5 e FNBC. Algumas dessas normas são interligadas, por exemplo, pra um entidade estar de acordo com a FN2, ela precisa primeiro estar de acordo com a FN1.

A sua tabela não está de acordo com varias FN, e para normaliza-la, é necessário verificar uma por uma, como você está iniciando seus estudos sobre de banco de dados, eu sugiro muito que você leia cada norma, e tente fazer este exercício, para que assim, possa fixar estes conceitos.

Sugiro a leitura deste artigo, onde é bem explicado conceitos importantes e como devem ser seguidas cada norma.
https://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-6-normalizacao-tecnicas-e-conceitos/7087

Caso tenha alguma duvida quanto a alguma norma formal em especifico, é só perguntar. Abraços e bons estudos
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar