O que preciso saber para ser um bom programador JAVA?

01/12/2016

0

Boa tarde a todos,

Cheguei a navegar nos cursos de java aqui do site, e gostaria de saber qual sequencia devo seguir afim de me habilitar para o mercado de trabalho.

Estou terminando a faculdade e peguei uma boa carga de algoritmos e na própria faculdade fiz JAVA O.O (cheguei a fazer uns cursinhos do YOUTUBE para complementar).

Gostaria de estudar mais voltado a aplicações WEB e se possível Android. Então, se possível, indicar alguns cursos de HTML5, CSS e javascript (antes que algum encrenqueiro fale, sei que javascript não é a mesma coisa que JAVA ... ).

Não tenho nada de banco de dados ou algum Framework, gostaria de sugestões também.

Se não for pedir muito, gostaria de saber das historias de quem já cursou esses cursos, quais dificuldade passaram e como o curso ajudou a chegar no mercado de trabalho.

Conto com a sugestão e ajuda de vocês! :D
Patrick Abrahim

Patrick Abrahim

Responder

Post mais votado

01/12/2016

Boa tarde!
Primeiramente para ser bom em algo, o segredo é praticar.
Já estou no mercado há algum tempo, e por experiência própria vou expor minha opinião.
A não ser que você queira ser especialista em determinada tecnologia, ou seja, uma pessoa que sabe tudo sobre assunto, que possui certificação, aprenda de tudo um pouco. Já que está interessado em programação orientada para WEB, foque em Javascript, Css, JQuery, Boostrap, AngularJS, HTML5. São frameworks muito utilizados nos dias de hoje e fundamental para o desenvolvimento web. Para as linguagens code behind, aprenda Java e C#, que são muito parecidas e muito utilizadas no mercado. Não caia no conto que java é melhor ou que C# melhor, aquela história que Apple é melhor que Samsung, entenda que o melhor é o que vai atender a necessidade no momento, não seja fanboy, seja técnico. Posso te garantir que sabendo o básico de cada tecnologia, você consegue desenvolver tranquilamente. Hoje a informação é está disseminada e de fácil acesso, o Google ajuda muito nessa parte, geralmente algum problema que venha ter o seu sistema, alguém já passou semelhante, então pesquise. Uma dica para pesquisa é, pesquise em Inglês, pois tem muito mais conteúdo do que se você pesquisar em português, utilizo essa técnica e tenho obtido bons resultados.
Não invente a roda meu caro, apenas saiba como e para que ela funciona.
Espero poder ter ajudado.

Fabio Parreira

Fabio Parreira
Responder

Mais Posts

01/12/2016

Eduardo Pessoa

Estude, estude, tente se capacitar e não demore muito para conseguir um estagio, isso vai te dar mais conhecimento e experiencia(IMPORTANTE)!
Responder

02/12/2016

Patrick Abrahim

Saber desses frameworks ajuda muito! Obrigado por contar sua experiencia (Parreirafabio), já consigo imaginar melhor como vou fazer.

Ainda tenho duvida com relação a qual banco de dados aprender a usar. Alguém saberia me responder? Caso tenha mais algumas dicas e experiencias estou aceitando. (:
Responder

02/12/2016

Eduardo Pessoa

É sempre bom ter uma base sobre a linguagem sql, para não se prender a IDE. Mas o MySQL é um ótimo banco.
Responder

02/12/2016

Rafael Oliveira

Muito boa indicação, também sou inciante no mundo da programação e optei pelo Java devido ao primeiro contato com a tecnologia, na faculdade. Concordo plenamente, que o programado deve ser técnico e não fanboy. O mercado é muito seletivo e dinâmico,hoje o Java está bem cobiçado, porém não uma certeza dessa solidez, então o melhor caminho é realmente saber o básico do que o mercado necessita. E estudar a fundo, o que for necessário para bem atendê-lo.
Responder

02/12/2016

Eduardo Pessoa

Solidos conhecimentos em orientação a objeto. Parece obvio por ser Java mas é obrigatório realmente saber.
Responder

03/12/2016

Felipe Moreira

Cursos, livros, artigos tudo contribuem para que o conhecimento chegue até você, mas sem estudo, muito estudo fica mais complicado.
Responder

03/12/2016

Carlos Faria

Embora já esteja respondido vou responder assim mesmo. So existe um jeito de ser bom "ESTUDE, DEPOIS ESTUDE , ESTUDE , ESTUDE , ESTUDE', mas sem exageros porque quem quer tudo fica sem nada. pegue um curso de iniciação e se dedique somente a ele entre 2 e 4 horas por dia, quando terminar pratique não avance sem dominar a matéria por total.
Não passe para outro sem dominar 100% da tecnologia aprendida no curso anterior, se você não trabalha na área , crie um sistema para a padaria do vizinho ou algo do tipo. A pratica é o melhor laboratório da vida.

Programação é uma das profissões mais ingratas do mundo, ou você é bom ou não arruma emprego, não ha lugar para os meia bocas.
Responder

04/12/2016

Felipe Moreira

Bem assim mesmo Regis.
Responder

04/12/2016

Eduardo Pessoa

Concordo Regis, o mercado é bem exigente, então, prepara-se, estude, aproveite tudo(cursos, livros, certificações).
Responder

05/12/2016

Patrick Abrahim

É sempre bom ter uma base sobre a linguagem sql, para não se prender a IDE. Mas o MySQL é um ótimo banco.


Obrigado pela indicação!

Obrigado pelo incentivo de todos! É bom saber que a comunidade é bem forte. Para começar a gente fica meio perdido com tantos detalhes e já quero saber o caminho que vou precisar seguir até chegar no ponto do mercado de trabalho. Acredito que com essas dicas e as pesquisas adicionais, vai dar tudo certo. ^.^

Vlw! Flw!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar