GARANTIR DESCONTO

Fórum Preciso automatizar um processo no Linux - ShellScript #524721

02/07/2015

0

Tenho quase tudo pronto, só queria que a verificação fosse feita de tempos em tempos, atualizando é claro, pode ser em minutos.

#!/bin/bash

echo
echo "1 - PRIMEIRO TESTE: Monitor Secure"
tail -n 5 /var/log/secure | grep LOGIN
echo
echo "2 - SEGUNDO TESTE: Monitor Message"
tail -n 5 /var/log/messages | grep user
echo
echo "3 - TERCEIRO TESTE: Monitor Errors"
tail -n 1 /var/log/errors

echo "==============================="

Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Post mais votado

06/07/2015

Complementando o colega Alex, o crontab é um programa que roda como serviço e executa comandos que estão presentes no arquivo /etc/crontab, basicamente é um agendador de tarefas mesmo.

William

William
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

02/07/2015

William

Roniere o crontab resolve esse problema com agendamentos.
Responder

Gostei + 0

02/07/2015

Roniere Almeida

Boa noite William, blz?

Não lembro se já li a respeito, mas aonde coloco CRONTAB no código? Eu pensei que um if ou while pudesse ser a melhor opção.
Responder

Gostei + 0

02/07/2015

William

Então Roniere, crontab é uma ferramenta de agendamento, a "grosso modo" é um arquivo onde você colocar linhas identificando os scripts ou comandos que vc quer repetir durante um intervalo de tempo.

Na empresa eu uso esse agendamento para desligar o servidor de arquivos (Ubuntu) toda sexta-feira as 19:00.
Responder

Gostei + 0

02/07/2015

Roniere Almeida

Ou seja, é externo ao código que postei(arquivo .sh), é isso? Com esse meu arquivo, o que posso fazer, sem utilizar o CRONTAB.
Responder

Gostei + 0

03/07/2015

Alex Lekao

basicamente isso sim.

vc adiciona o seu arquivo .sh na cron que vc vai desejar usar.

no post que o Wilian compartilhou esplica como usar a cron, ai vc adiciona no tipo de cron q vc quer usar.

ai vc especifica como serao as execucoes de acordo com o post.
Responder

Gostei + 0

03/07/2015

Roniere Almeida

Confirmei hoje com o professor essa alternativa, pensei que fosse obrigatorio apenas utilizar os recursos do shellscript, vou ler mais sobre o cron...

Só mais uma questão, no virtualbox eu posso clicar e arrastar arquivos? Estou precisando jogar esse exemplo.
Responder

Gostei + 0

03/07/2015

Alex Lekao

Clicar e arrastar? em que sentido?

da hospedeira para a VM?

se for isso acredito que nao ser possivel, com maquinas windows vc consegue configurar area de transferencia, mas clicar e arrastar nao creio que seja possivel.
Responder

Gostei + 0

03/07/2015

Roniere Almeida

Exatamete, consigo compartilha pasta com Windows virtualizado, mas com o Linux Slackware não sei onde cria essa pasta.
Responder

Gostei + 0

03/07/2015

Alex Lekao

entao, area de transferencia ou pasta propriamente dita?

vc esta querendo usar o compartilhamento de pastas do virtual ou acessar uma pasta compartilhada destas maquinas usando a rede?

na vdd os principios sao os mesmos.

so o copiar e colar que nao deve funcionar para pastas e tal, somente oq estiver na area de transferencia e eh possivel que funcione apenas de windows para windows, e nao windows linux.

eu ja testei, mas me deu tanto trabalho que desisti e optei por usar a rede normalmente.
Responder

Gostei + 0

04/07/2015

Roniere Almeida

Compartilhamento de pastas do virtualbox, aonde exatamente é criado nas distro do Linux, mais precisamente no Slackware.
Responder

Gostei + 0

05/07/2015

Roniere Almeida

Achei uma video sobre o assunto, teoria e prática!

[url]https://www.youtube.com/watch?v=GGTbXq1FUI0[/url]

Sem a ajuda de vocês nunca o acharia.
Abraço pessoal!
Responder

Gostei + 0

05/07/2015

Edvaldo Amorim

É um aplicativo ou um arquivo do Linux?
Responder

Gostei + 0

06/07/2015

Alex Lekao

blz Roniere.

Parabens!!!

Achei uma video sobre o assunto, teoria e prática!

[url]https://www.youtube.com/watch?v=GGTbXq1FUI0[/url]

Sem a ajuda de vocês nunca o acharia.
Abraço pessoal!

O que Edvaldo??

É um aplicativo ou um arquivo do Linux?
Responder

Gostei + 0

06/07/2015

Edvaldo Amorim

O Crontab é um "aplicativo" ou um arquivo editavel?
Responder

Gostei + 0

06/07/2015

Alex Lekao

ok.

honestamente nao sei dizer, acredito que seja um servico do linux, eh tipo o agendador de tarefas do windows.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar