PRECISO DA AJUDA DE VCS PARA A REALIZAÇÃO DESSA TAREFA

08/06/2021

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A companhia aérea WARIGUI deseja oferecer um programa de milhagens a todo passageiro seu
que o solicitar. Então, para uma boa gestão do programa, ela deseja um sistema de informação
que controle o crédito das milhas e a emissão de certificados para usufruto dos benefícios.
Um passageiro é admitido no programa quando este encaminha à companhia uma solicitação com
dados cadastrais (nome, endereço, cpf, rg, telefone(s) de contato, profissão, renda mensal e
opcionalmente tipos de cartão de crédito que já possui - VISA, MASTERCARD, etc), junto com pelo
menos um bilhete de avião acompanhado do respectivo cartão de embarque usado, comprovante
de renda, e cópia dos documentos de identidade (RG, CPF).
A companhia analisa a solicitação, e se positiva, atribui a este cliente um número de cartão
SORRISO (único), cadastrando o passageiro como cliente. Ela também fabrica e envia o cartão ao
cliente, que deve apresentar o cartão ou informar seu número para obtenção de créditos. Ao
cadastrar o cliente, já são atribuídos seus primeiros créditos no programa de milhagens. Um
mesmo passageiro não pode ter dois cartões SORRISO, e esta verificação é feita através dos
documentos de identificação fornecidos.
As solicitações indeferidas são descartadas, e não interessam ao sistema, isto é, o sistema
somente gerencia clientes do programa SORRISO.
Todo crédito tem um número, único entre os créditos de um mesmo cliente (isto é, dois clientes
distintos podem ter créditos com o mesmo número). Além do número do crédito, devem ser
registrados a data do crédito, o número de milhas creditadas, e opcionalmente as milhas bônus,
atribuídas somente em promoções. Estas informações servem para emissão de correspondência
para informe de crédito de milhas e milhas acumuladas, bem como para emissão de certificados de
millhagem. Todo o crédito já utilizado para emissão de certificado deve ser marcado com esta
informação.
O programa SORRISO de milhagens atualmente credita créditos por três tipos de serviço: vôos da
companhia e das companhias associadas, compra de produtos em estabelecimentos credenciados,
e hospedagem em hotéis credenciados.
Para crédito de milhas, a WARIGUI necessita saber o código do vôo (e.g. RG230, TR450), o trecho
voado pelo passageiro daquele vôo (origem e destino), a classe utilizada, e a data de partida do
passageiro. Todos os trechos (combinação de origem e destino) devem estar cadastrados no
sistema junto com a milhagem correspondente, independentemente dos vôos que servem o trecho
(e.g. o vôo de Porto Alegre a São Paulo credita 900 milhas).
A WARIGUI não se interessa através deste sistema controlar os vôos por ela oferecidos, nem por
suas companhias associadas: somente as milhagens correspondentes a trechos, e os vôos
realizados por clientes que dão origem a créditos. Os créditos podem ser atribuídos na recepção do
aeroporto por ocasião do embarque, ou posteriormente, quando o cliente envia os comprovantes
necessários (passagem e cartão de embarque).
Para créditos obtidos através de compras ou de hospedagem, o sistema necessita saber dados
sobre o estabelecimento conveniado, tais como nome, código do convênio (único), endereço para
correspondência (rua, número, complemento - opcional, cidade, estado, país, código postal),
percentagem de milhas sobre valor de consumo no estabelecimento acertado no convênio. Para o
crédito é necessário, além do estabelecimento, a data da compra ou hospedagem, valor comprado
ou do total de diárias, e uma descrição do consumo efetuado (e.g. compra de jóia, estadia fim de
semana, compra de coleção em promoção). Para obtenção deste crédito, o cliente deve enviar a
gestão do programa SORRISO a nota fiscal comprovando o consumo (compra ou estadia), e o
número desta é armazenado junto com o crédito.
Todo o mês, a WARIGUI emite avisos de créditos para aqueles clientes com novos créditos no
mês. Ela também verifica se a soma dos créditos não usados pode dar origem a um ou mais
certificados. Em caso positivo, os créditos são marcados como usados, e os certificados de
milhagem são emitidos. Cada certificado tem um número único, é pessoal de um cliente do
programa, e possui uma data de emissão e uma de validade. Quando o cliente usa o certificado
para obtenção de benefícios, os certificados são marcados como usados.
A WARIGUI deseja guardar todas as informações sobre créditos e certificados já
atribuídos/emitidos a seus clientes, pois deseja analisar como o programa de milhagem está
funcionando, e fazer modificações conforme necessidade.
Pedro Encarnação

Pedro Encarnação

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