Projeto de TCC

23/02/2016

0

Olá, pessoal eu estou naquele momento que devo correr contra o tempo, preciso desenvolver meu TCC mais nunca programei eu queria fazer projeto de Gestão de Dados corporativos alguém tem alguma ideia, sei lá uma luz.
Edgleison

Edgleison

Responder

Posts

23/02/2016

Eduardo Pessoa

Correr contra o tempo sempre é complicado, sabe programar?
Responder

24/02/2016

Marcio Araujo

Infraestrutura?
Responder

25/02/2016

Eduardo Pessoa

Edgleison?
Responder

25/02/2016

Edgleison

Sei programar o básico, nada de mais a verdade é que não me sinto capaz de desenvolver uma aplicação um pouco mais complexa.
Responder

25/02/2016

Eduardo Pessoa

Então corra atras, Java não é uma linguagem simples.
Responder

25/02/2016

Rodrigo Nogueira

Olá Edgleison,

Gestão de Dados corporativos é um tema interessante. E ao mesmo tempo muito amplo.

Primeiramente, você tem acesso à dados de alguma corporação? Da empresa que trabalhe, por exemplo e autorização deles para utilizar estes dados academicamente.

Segundo ponto. Vi que você colocou infraestrutura em tag, o que quis dizer com ela, algo relacionado a servidores para gestão de dados corporativos?

Se eu fosse sugerir temas envolvendo gestão de dados, eu diria para pesquisar sobre mineração de dados e aplicação de algorítimos de aprendizado de máquina para descoberta de conhecimento voltado a algum SAD, ou até mesmo desenvolvimento de um data warehouse voltado para sua aplicação em um cenário com Big Data e tecnologias atuais (NoSQL, Hadoop, dados não estruturados, ... )

E sobre programar, dependendo do tema que escolher, pode ser que não seja necessário escrever nenhuma linha de código.
Responder

26/02/2016

Edgleison

Poxa eu ate tenho acesso aos dados de uma corporação, mais o que queria mesmo de fato desenvolver é como se fosse um mapa ou um manual de atribuição, onde eu trabalho atualmente existe varias empresas terceirizadas e cada uma responsável por uma área, como é normal cada área tem sua base de dados e isso acaba se tornando uma bagunça pois uns ficam empurrando para os outros suas atribuições, dai queria fazer esse mapeamento de atribuições, ai a gestão que quero fazer não é no nível de lidar diretamente com os dados;
quanto a isso que disse vou fazer um estudo a fundo para ter uma noção de como isso se da na pratica, mais gostei de quando falou sobre não codificar como funciona essa ideia que você tem?
Responder

26/02/2016

Eduardo Pessoa

Nogueira, uma pergunta, sobre os assuntos, com o Java, a tecnologia de desenvolvimento ficaria em segundo plano, mais "facil"?
Responder

26/02/2016

Edgleison

Então essa não entendi como usar o java sem colocar a mão na massa?
Responder

26/02/2016

Eduardo Pessoa

Então essa não entendi como usar o java sem colocar a mão na massa?


Acho que não tem como.
Responder

26/02/2016

Rodrigo Nogueira

o que queria mesmo de fato desenvolver é como se fosse um mapa ou um manual de atribuição, onde eu trabalho atualmente existe varias empresas terceirizadas e cada uma responsável por uma área, como é normal cada área tem sua base de dados e isso acaba se tornando uma bagunça pois uns ficam empurrando para os outros suas atribuições, dai queria fazer esse mapeamento de atribuições, ai a gestão que quero fazer não é no nível de lidar diretamente com os dados;


Então, espero que responda aos dois,

Neste cenário, pelo que eu entendi, você realmente quer desenvolver algo, então se vai desenvolver, realmente irá utilizar uma linguagem, como o Java que o Eduardo citou, então não é bem simplesmente a gestão de dados sim um sistema de gestão, correto?

Porque gestão de dados, pode ser feita através de ferramentas de BI e / ou ferramentas de mineração de dados (como o Weka), onde o seu trabalho é menos (ou sem) programação e mais tratamento de dados.
Responder

26/02/2016

Eduardo Pessoa

Desculpa, acabei fazendo confusão com a questão.
Responder

29/02/2016

Edgleison

Então como eu já havia dito, meu proposito é desenvolver uma aplicação que permita aos usuários ter acesso a uma informação sobre quem e de qual área é responsável por quais dados, mais como causou um pouco de confusão acho que seria melhor dizer gestão de informação sobre dados corporativos, quanto a linguagem como o Eduardo havia dito sobre java acho que devo usa-lo mais meus conhecimentos são muito raso vou precisar de ajuda se alguém puder me orientar no decorrer do desenvolvimento eu agradeço, já iniciei a modelagem, logo vou iniciar o desenvolvimento conto com a ajuda de vocês.
Responder

29/02/2016

Eduardo Pessoa

Se for para Android te adianto que terá que saber Java.
Responder

01/03/2016

Eduardo Pessoa

Alguma novidade Edgleison?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar