Propostas Comerciais - Como desenvolver?

19/06/2017

0

Olá pessoal! Gostaria de uma ajuda de vocês. Tenho algum conhecimento em desenvolvimento (Delphi, Cobol, Pascal). Atualmente trabalho em uma empresa fabrica e venda maquinas. Temos uma lista de mais de 100 maquinas que fabricamos com diversas características (potência, comprimento, altura, largura, tipos de acionamento..... etc). Atualmente faço isso no MSWinword, e isso me dá muito trabalho manter tudo nas mesmas fontes, tabelas, calculo de valores, e também a memória dessa propostas. Eu gostaria de automatizar tudo isso! Mas bem na real não sei por onde começar!?!?!? Por favor quem poder me ajudar, todas as dicas serão bem vindas! Desde já agradeço.
Anderson Dallmann

Anderson Dallmann

Responder

Post mais votado

25/01/2018

Olá Anderson, esse tópico seu é um tanto quanto complexo, não sei se já resolveu, mas vamos lá:

Uma dica inicial do que deve fazer para começar a clarear as ideias do objetivo a atingir com o seu desenvolvimento é estruturar as informações da forma que o negócio precisa, você pode inicialmente fazer isso em uma planilha de excel mesmo, vá criando lá as possíveis "tabelas" que o sistema irá precisar, exemplo:

Tabela: Produto
Campos: CodigoProduto, Identificacao, DataRegistro, UsuarioRegistro, Status, Cor, Potencia, Comprimento, Altura, Largura, TipoAcionamento

Através de uma primeira listagem de possíveis dados, partindo do seu produto, você vai começar a identificar as "tabelas auxiliares" que o sistema irá precisar, por exemplo:

Tabela: Usuario
Campos: CodigoUsuario, NomeUsuario, Usuario, Senha

Tabela: Status
Campos: CodigoStatus, Status

Tabela: Cores
Campos: CodigoCor, Cor

Tabela: Potencia
Campos: CodigoPotencia, Potencia

Tabela: TipoAcionamento
Campos: CodigoTipoAcionamento, Acionamento

Ou seja, tudo o que for informação que você pode jogar em uma tabela auxiliar, para estruturar e ter apenas 1 cadastro que será relacionado ao principal, você cria uma nova tabela.

Então sua tabela passaria a ser:

Tabela: Produto
Campos: CodigoProduto, Identificacao, DataRegistro, CodigoUsuario, CodigoStatus, CodigoCor, CodigoPotencia, Comprimento, Altura, Largura, CodigoTipoAcionamento

Após ter uma visão total da estrutura, você escolhe que linguagem de programação de seu conhecimento irá utilizar para desenvolver, escolhe também qual o banco de dados que vai utilizar e começa a dar vida ao sistema, criando as tabelas no banco de dados, depois criando a aplicação, criando as telas para cadastrar as informações em cada uma dessas tabelas, depois relacionar os cadastros com o cadastro principal e assim vai.

Espero que consiga chegar ao que precisa.

Jerson Boer

Jerson Boer
Responder

Mais Posts

28/01/2018

Anderson Dallmann

Boa tarde Jerson! Muito obrigado Jerson, pela sua dica. Com certeza é de grande ajuda. Isso já me mostra que preciso partir para um sistema personalizado! Muito obrigado!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar