Quanto cobrar por um banco de dados simples?

23/05/2018

0

Olá! Eu fiz um curso de Delphi vários anos atrás, chegando a desenvolver alguns bancos de dados para uso próprio, mas nunca prestei serviço para terceiros realmente. Esses dias um cliente me pediu para criar um banco de dados simples, com apenas os seguintes requisitos:

- Controle de estoque.
- Cadastro de clientes
- Fluxo de caixa.

Eu estou começando agora a trabalhar nessa área e não tenho ideia de quanto cobrar para desenvolver. Sei que é muito variável e de acordo com quanto quero receber, mas sei que demanda desenvolvimento, treinamento dos funcionários, implantação e licença, certo? Eu não sei quanto cobrar por cada um desses e como funciona. Costumo trabalhar mais na área web, com o desenvolvimento de sites.

Quanto vocês cobrariam por um banco de dados como esse? Como estou começando, terei que relembrar como mexer no Delphi, além de ser meu primeiro cliente nessa área, então não queria cobrar um valor muito alto, mas também não quero sair no prejuízo. Qual sugestão de valor você me daria? Não precisa ser exato, só uma média de quanto vocês cobram, para eu ter uma noção e estabelecer meu próprio valor, de acordo com minha necessidade e respeitando o mercado. Agradeço desde já!
Fyrion

Fyrion

Responder

Post mais votado

23/05/2018

O ideal neste caso é você fixar um valor que você deseja ganhar por hora de trabalho.
depois de estipular este valhor você deve trabalhar antes de passar um orçamento para o cliente fazendo a analise dos requisitos que ele quer no sistema dele.

Vamos la pelo que você mencionou o cliente quer um sistema de controle de estoque.
mas mesmo sendo teoricamente simples, existem varias coisas que podem ser analisadas neste caso.

- Controle de estoque
Como vai ser a tabela deste controle?
No minimo para controlar um estoque, precisa de uma tabela de cadastro de produtos, quais sao as informações que o cliente gostaria de armazenar de cada produto?
A movimentação do estoque vai se dar como? manualmente somente entrada e saída manuais? se for um controle simples pode ser feito somente via requisição de entrada e de saida
Sendo somente requisição, quais informações que devem ter nesta requisição tando de entrada como de saida? quem solicitou a saida? quem solicitou a entrada?
vai permitir estoque negativo? caso nao permita precisa ter algo pra controlar isso.
vai ter relatorio de estoque?
qual o objetivo final deste controle de estoque, isto ajuda a planejar a construção do modulo.
- Cadastro de Clientes
Quais informações o cliente deseja armazenar?
quais tabelas eu vou ter que criar para armazenar estas informações
vai ter alguma rotina de controle de CEP?
vai armazenar endereços do cliente?

- Fluxo de caixa
como vai ser o gerenciamento do fluxo de caixa?
somente entrada e saida manual do dinheiro?
vou controlar contas? bancos?
saldos?


Bom o que te passei ai é extremamente simples, mas seria questionamentos que devem ser feitos ao cliente para que você possa fazer um orçamento para ele mais preciso possivel com a quantidade de horas que você vai levar
Depois de você analise e planejar como vai construir o sistema para o cliente.

Você pode verificar quanto tempo você vai levar para fazer o desenvolvimento.
Exemplo macro o ideal seria para cada requisito a quantidade de horas que voce levaria pra fazer

Controle de estoque
Analise - 8 horas
Criação de tabelas e bancos - 16 horas
Desenvolvimento rotinas de controle - 40 horas
Cadastro de Clientes
Analise - 4 horas
Criação de tabelas e bancos - 6 horas
Desenvolvimento rotinas de controle - 28 horas
Fluxo de caixa
Analise - 4horas
Criação de tabelas e bancos - 8 horas
Desenvolvimento rotinas de controle - 20 horas


No final você obtem 134 horas para desenvolver o aplicativo para o seu cliente
como exemplo se você for usar o valor de 60 reais a hora que você deseja ganhar

134 * 60 = R$ 8.040,00 seria o valor a ser passado para o cliente

Lembre-se que cobrar muito barato por um sistema o custo beneficio pra você pode nao ser bom.
pode ser que você use mais horas do que você planejou

É importante uma boa analise e planejamento do sistem antes de passar um valor para o seu Cliente.
passar um valor antes de analise e planejar somente para fechar o contrato, la na frente pode ser ruim o negocio pra voce.

*tudo que eu passei foi bem macro mesmo, o ideal seria separa cada requisito do teu sistema em partes
Ex:
Cadastrar cliente (tantas horas)
Alterar Cliente (tantas horas)
Excluir Cliente (tantas horas)

Assim você tem um valor bem aproximado de horas que você levara para o completo desenvolvimento do sistema.

Espero ter ajudado

[]´s
Chiodini

Leandro Chiodini

Leandro Chiodini
Responder

Mais Posts

24/05/2018

Kelvyn Matthews

Por mais "simples" que seja para o usuário final, como citado acima, a média, no mínimo R$ 6k.

[]'s
Responder

24/05/2018

Fernando Gaspar

Essa questão da definição do valor sempre gera um pouco de duvida, mas as dicas que os amigos acima mencionaram é um bom caminho.
Responder

24/05/2018

Victor Machado

O SGDB pode influenciar o custo?
Responder

24/05/2018

Victor Machado

Acredito que o SQL Server deve ser mais caro.
Responder

24/05/2018

Leandro Chiodini

Vai depender muito do tamanho da tua aplicação.
hoje a maior dos bancos mesmo que pagos, tem uma versão que suporta uma certa quantidade de dados gratuita.

mas temos excelentes opções para trabalhar sem custo algum pro cliente.
mas volto a falar da importância de saber realmente todos os requisitos que vao ser feitos no sistema.
para que acabe nao fazendo mais por menos.

[]s
Responder

29/05/2018

Fyrion

O ideal neste caso é você fixar um valor que você deseja ganhar por hora de trabalho.<br />
depois de estipular este valhor você deve trabalhar antes de passar um orçamento para o cliente fazendo a analise dos requisitos que ele quer no sistema dele.<br />
<br />
Vamos la pelo que você mencionou o cliente quer um sistema de controle de estoque.<br />
mas mesmo sendo teoricamente simples, existem varias coisas que podem ser analisadas neste caso.<br />
<br />
- Controle de estoque<br />
Como vai ser a tabela deste controle?<br />
No minimo para controlar um estoque, precisa de uma tabela de cadastro de produtos, quais sao as informações que o cliente gostaria de armazenar de cada produto?<br />
A movimentação do estoque vai se dar como? manualmente somente entrada e saída manuais? se for um controle simples pode ser feito somente via requisição de entrada e de saida<br />
Sendo somente requisição, quais informações que devem ter nesta requisição tando de entrada como de saida? quem solicitou a saida? quem solicitou a entrada?<br />
vai permitir estoque negativo? caso nao permita precisa ter algo pra controlar isso.<br />
vai ter relatorio de estoque? <br />
qual o objetivo final deste controle de estoque, isto ajuda a planejar a construção do modulo.<br />
- Cadastro de Clientes<br />
Quais informações o cliente deseja armazenar?<br />
quais tabelas eu vou ter que criar para armazenar estas informações<br />
vai ter alguma rotina de controle de CEP? <br />
vai armazenar endereços do cliente?<br />
<br />
- Fluxo de caixa<br />
como vai ser o gerenciamento do fluxo de caixa? <br />
somente entrada e saida manual do dinheiro?<br />
vou controlar contas? bancos?<br />
saldos?<br />
<br />
<br />
Bom o que te passei ai é extremamente simples, mas seria questionamentos que devem ser feitos ao cliente para que você possa fazer um orçamento para ele mais preciso possivel com a quantidade de horas que você vai levar<br />
Depois de você analise e planejar como vai construir o sistema para o cliente.<br />
<br />
Você pode verificar quanto tempo você vai levar para fazer o desenvolvimento.<br />
Exemplo macro o ideal seria para cada requisito a quantidade de horas que voce levaria pra fazer<br />
<br />
Controle de estoque<br />
Analise - 8 horas<br />
Criação de tabelas e bancos - 16 horas<br />
Desenvolvimento rotinas de controle - 40 horas<br />
Cadastro de Clientes <br />
Analise - 4 horas<br />
Criação de tabelas e bancos - 6 horas<br />
Desenvolvimento rotinas de controle - 28 horas<br />
Fluxo de caixa<br />
Analise - 4horas<br />
Criação de tabelas e bancos - 8 horas<br />
Desenvolvimento rotinas de controle - 20 horas<br />
<br />
<br />
No final você obtem 134 horas para desenvolver o aplicativo para o seu cliente<br />
como exemplo se você for usar o valor de 60 reais a hora que você deseja ganhar<br />
<br />
134 * 60 = R$ 8.040,00 seria o valor a ser passado para o cliente<br />
<br />
Lembre-se que cobrar muito barato por um sistema o custo beneficio pra você pode nao ser bom.<br />
pode ser que você use mais horas do que você planejou<br />
<br />
É importante uma boa analise e planejamento do sistem antes de passar um valor para o seu Cliente.<br />
passar um valor antes de analise e planejar somente para fechar o contrato, la na frente pode ser ruim o negocio pra voce.<br />
<br />
*tudo que eu passei foi bem macro mesmo, o ideal seria separa cada requisito do teu sistema em partes<br />
Ex:<br />
Cadastrar cliente (tantas horas)<br />
Alterar Cliente (tantas horas)<br />
Excluir Cliente (tantas horas)<br />
<br />
Assim você tem um valor bem aproximado de horas que você levara para o completo desenvolvimento do sistema.<br />
<br />
Espero ter ajudado<br />
<br />
[]´s<br />
Chiodini
<br />
<br />
Olá amigo! Agradeço pelas informações você me ajudou muito a tomar um norte. Irei avaliar melhor os requisitos do sistema, assim como todos os detalhes. De tal modo, poderei chegar a uma definição do tempo de trabalho e consequentemente, do valor final! Obrigado mesmo. Abraços!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar